Portugal atravessa uma situação de seca preocupante e com as previsões meteorológicas a apontarem opara continuação de tempo seco, as previsões não são animadoras, especialmente para aqueles que vivem da agricultura ou mesmo aqueles, que apenas para retirarem proveito próprio da terra, continuam a cultivar muitos dos bens próprios que utilizam na sua alimentação.
Das 60 albufeiras monitorizadas, 8 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 15 têm disponibilidades inferiores a 40% do volume total.
No Alentejo há sete barragens que estão abaixo dos 50% da sua capacidade de armazenamento: Barragem de Beliche, Santa Clara, Campilhas, fonte Serne, Monte da Rocha, Odivelas e Roxo.
Luís Pereira, de 81 anos, reside em Terena e dedicou toda a sua vida à agricultura. Agora, já reformado, continua a trabalhar a terra e a aproveitar as suas potencialidades.
Mas a falta de chuva está a dificultar-lhe a vida.
Em declarações à RC adianta “Isto está mau, não chove. Nem para o gado, nem para as plantas, nem para coisa nenhuma. Não dá, está manhoso. “
Para Luís Pereira o importante mesmo “era chover, mas não chove. Deus nosso senhor que está lá em cima é que manda, não somos nós “ acrescentando que devido à falta de chuva “tenho de regar, mas a água da torneira fica cara. “
A situação “está a estragar coisas que já semeei e para o gado então, está uma miséria.”
Esta situação, refere, “prejudica o pequeno e o grande Agricultor” acrescentando, no entanto, “o grande tem mais dinheiro, é a sorte disto, mas o pequeno não tem.”
De semblante carregado, Luís Pereira, do alto da sua experiência de vida não deixa de se manifestar preocupado não só com a agricultura “tem que se poupar, às tantas nem para beber há. Ainda temos aqui a barragem de Alqueva e esta de terena. Ainda temos água, mas é diferente. “
01 Fev. 2023 Regional
01 Fev. 2023 Regional
01 Fev. 2023 Regional
01 Fev. 2023 Regional
01 Fev. 2023 Regional
01 Fev. 2023 Regional
01 Fev. 2023 Regional
01 Fev. 2023 Regional
01 Fev. 2023 Regional
01 Fev. 2023 Regional