22.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Já foi ultrapassado o “fantasma” de 30 mil candidaturas a menos a ajudas diretas, diz Sec. Estado da Agricultura

O agravamento das tributações fiscais e a obrigatoriedade de todos os pequenos agricultores se coletarem nas Finanças não se traduziu num volume anormal de desistências de candidaturas a apoios comunitários diretos, disse hoje o Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, em Santa Eulália, concelho de Elvas. A redução situa-se, por enquanto, nos 5000, mas ainda pode descer, já que o processo continua a decorrer, agora no período com multa.

O governante esteve nesta quarta-feira, 5 de junho, nas instalações da Cersul, que foi a anfitriã da 28ª Assembleia Geral do Clube dos Cereais de Qualidade. Antes da visita a alguns campos de cereais, José Diogo Albuquerque disse à Rádio Campanário que o défice atual na Agricultura está perto dos 3 mil milhões de euros, resultado de uma diminuição de 500 milhões no ano transato, mas o objetivo é chegar à neutralidade até 2020. A estratégia terá de passar pelo trabalho conjunto dos agricultores e aposta no recurso à investigação, sendo que no próximo programa de desenvolvimento rural, os agricultores que cumprirem essas premissas serão premiados com mais apoios. O Secretário de Estado abordou também os acontecimentos recentes em Bruxelas, nomeadamente o impasse nas negociações da Politica Agrícola Comum (PAC).

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/sec%20estado%20agricultura_5junho.MP3{/saudioplayer}

 

Depois da visita ao concelho de Elvas, José Diogo Albuquerque seguiu viagem para o distrito de Beja, de forma a inaugurar o aproveitamento hidroagrícola de Ervidel, que integra o empreendimento de Alqueva. A nova área de rega, que resulta de um investimento de 40,9 milhões de euros, comparticipados por fundos comunitários, servirá 444 proprietários, através de 466 bocas de rega e cerca de 86 quilómetros de condutas.


Populares