17.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Já se regista mais de 100 casos de COVID-19 no Lar de Beja. 58 utentes vão ser hoje transferidos para a Base Aérea

Voltaram a aumentar o número de casos positivos de COVID-19 no Lar de Idosos “Mansão de S. José”, em Beja.

De acordo com a informação avançada pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), regista-se este sábado mais 9 casos positivos de entre 11 dos inconclusivos cujos resultados já estão disponíveis (mais 4 utentes e 5 funcionários).

Regista-se um total de 106 casos de COVID-19 naquele Lar, dos quais 87 utentes e 19 funcionários. Estão internados 3 utentes.

58 utentes vão ser transferidos, a partir das 14 horas de hoje. para a Base Aérea 11 (BA11), em Beja, revelou o presidente da Câmara Municipal, de acordo com a notícia avançada pela Agência Lusa.

Em declarações à Agência Lusa, o autarca Paulo Arsénio explicou que a transferência dos 58 utentes da instituição foi decidida pelas autoridades de Saúde locais e visa “descongestionar o espaço” do lar, “que, aparentemente, tem pessoas em excesso”.

“Para descongestionar o espaço, vão retirar as 58 pessoas que estão em melhores condições físicas e de mobilidade, mantendo na unidade”, situada na zona histórica da cidade de Beja, os restantes 27 utentes “que têm mais dificuldades de locomoção e autonomia”, disse.

O presidente do município alentejano precisou que os 58 utentes do lar Mansão de São José transferidos para a BA11 serão instalados num edifício “que tem vindo a ser preparado desde o mês de abril precisamente para uma finalidade com estas características”.

“Foi adaptado um espaço na BA11 com 70 camas precisamente para que, quando no distrito ocorresse uma situação de emergência de grande dimensão num lar, pudessem as pessoas ir para lá nas melhores condições”, acrescentou.

Paulo Arsénio vincou que esta “é a melhor solução” que existe no concelho “para ser usada nestas circunstâncias” e que os 58 utentes ficarão na BA11 “até o grupo estar totalmente recuperado”.

Populares