Jesuíno Simões homenageado com sala no Cineteatro de Viana do Alentejo

Jesuíno Simões homenageado com sala no Cineteatro de Viana do Alentejo CM Viana do Alentejo
Regional Escrito por  03 Ago. 2021
O nome de Jesuíno Simões, o construtor do imponente edifício dá agora nome à sala de rés-do-chão, denominada plateia, do Cine-Teatro de Viana do Alentejo.
 
Esta homenagem surge no seguimento da apresentação do livro “Jesuíno Simões e a construção do Cine-teatro de Viana do Alentejo”, da autoria de Francisco José Baião e Manuel José Baião, editado pelo Município e contou com a presença de Bengalinha Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Manuel José Baião, um dos autores e Teresa Simões Mendonça, neta de Jesuíno Simões.
 
Para o Presidente Bengalinha Pinto, esta é mais uma obra de grande relevo para a história local permitindo “um melhor conhecimento e um maior enriquecimento da nossa comunidade, não só a nível local, mas também regional e até nacional”.
 
Manuel José Baião referiu que este livro “pretende homenagear todos aqueles que, sem qualquer tipo de ferramenta elétrica ou qualquer outro tipo de motorização, com o seu trabalho, engenho e arte, ergueram do nada, no Curral das Caladas, este belo edifício”.
 
Teresa Simões Mendonça, a neta de Jesuíno Simões, agradeceu a homenagem realçando que se trata de “um espaço e um livro fantásticos”.
 
Esta nova obra, para além de homenagear Jesuíno Simões, procura também dar a conhecer outros aspetos importantes da freguesia, nomeadamente como era o mundo do espetáculo em Viana do Alentejo, em meados do século XIX, e a vila, em meados do século XX, aquando da construção do novo Cineteatro Vianense.
 
O livro encontra-se disponível para venda nos Postos de Turismo do Concelho, em Viana do Alentejo, no Castelo, e em Alcáçovas, no Paço dos Henriques.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31