Vila Vicosa

Jovens de Vila Viçosa colocam "Mãos à Obra" por um Portugal mais limpo

Publicado em Regional 20 setembro, 2019

Vários municípios alentejanos juntaram-se à iniciativa Mãos à Obra, que decorrerá dia 22 de setembro (domingo) pelas 10h, entre eles Vila Viçosa, Borba, Redondo e Estremoz.

O Mãos à Obra é um projeto que pretende fazer uma limpeza de Portugal de norte a sul do país e sensibilizar a população para o problema da poluição, contando já com mais de 80 grupos de jovens.

A Rádio Campanário falou em exclusivo com Jéssica Gonçalves, jovem calipolense de 19 anos, responsável pela iniciativa no concelho de Vila Viçosa.

Jéssica começa por explicar que a iniciativa Mãos à obra “é um projeto solidário que partiu da ideia da Inês Durão e consiste na limpeza geral de Portugal.

A jovem conta que depois de ter conhecimento da iniciativa através “do instagram”, decidiu “inscrever-se e realizar a iniciativa aqui em Vila Viçosa”.

As atividades “vão acontecer no dia 22 de setembro”, no entanto Jéssica refere que “faremos uma análise a como decorre este dia, no entanto temos ideia de aumentar o número de dias e as áreas abrangidas”.

Questionada pela RC sobre as motivações para abraçar e liderar esta iniciativa, a jovem refere que “sou preocupada com o ambiente e foi isso que me fez aderir ao movimento”.

A jovem refere aos nossos microfones que “já são imensos concelhos do continente e das ilhas que aderiram a este movimento”.

Relativamente aos esforços no concelho de Vila Viçosa, Jéssica Gonçalves refere que “a mobilização foi através das redes sociais”, especificando que “primeiro divulguei a iniciativa nas redes sociais, os interessados devem dirigir-se a mim ou contactar-me para que eu os posso colocar num grupo do WhatsApp onde serão fornecidas mais informações”.

A jovem conta aos microfones da RC que “só me apercebi das problemáticas ambientais faz muito pouco tempo”, explicando que “as imagens de praias cada vez mais sujas, florestas em completa destruição levam-me a pensar como é que este mundo pode estar assim?”.

“Temos que nos juntar e movimentar para que possamos mudar o mundo”
Jéssica Gonçalves

Naquilo que concerne aos horários e programa da iniciativa no domingo, Jéssica refere que “a concentração será pelas 10H00 junto ao mercado municipal, depois iremos para a zona de peixinhos e da cruz vermelha, seguindo-se o parque industrial que é uma das zonas mais sujas de Vila Viçosa”.

Em termos de participantes, “temos 16 jovens inscritos e contamos também com alguns adultos”, no entanto “toda a gente que queira participar, mesmo sem inscrição, basta estar junto ao mercado municipal de Vila Viçosa pelas 10H00”.

Jéssica Gonçalves refere que “todos serão bem-vindos”, convidando todos a participarem por um Portugal mais limpo.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Viçosa “que irá fornecer sacos e luvas, e pelas 14H00 irão juntar-se a nós com viaturas para recolher todos os sacos que recolhermos”, adianta Jéssica.

A problemática das beatas também não é esquecida por este movimento, “iremos levar garrafas onde iremos colocar todas as beatas que encontrarmos e iremos enviar para Coimbra”, uma vez que “as beatas recicladas servem para fazer tijolos”, acrescentando ainda a jovem que “parece-me bem que sejam aplicadas coimas a quem deitar as beatas para o chão”.

A jovem termina a sua intervenção aos nossos microfones referindo que “todo o staff do mãos à obra tem recolhido muita informação sobre as preocupações ambientais e tem divulgado essas imagens, para que todos se apercebam do real estado do planeta”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31