13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Lince ibérico libertado quinta-feira foi morto por atropelamento em Mértola horas depois

No decorrer do processo de reintrodução da espécie, foi libertado esta quinta-feira (18 de Maio) no núcleo populacional do vale do Guadiana, um lince ibérico que nasceu em Espanha que acabou por ser encontrado morto esta noite na zona de Mértola, no distrito de Beja, e terá sido por atropelamento.

Foi um morador que encontrou o animal morto, com sinais de morte recente, e posteriormente foi recolhido por uma Vigilante da Natureza do Departamento Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo e hoje (19 de Maio) será reencaminhado para necropsia para apuramento de todos os fatores potencialmente associados à sua morte.

O lince, denominado Neco, seria o 26.º lince a integrar a nova população da espécie e foi libertado na manhã de quinta-feira em propriedade privada, próximo do rio Guadiana e numa zona de elevada densidade de coelho-bravo, e estava equipado com uma coleira radioemissora.

Neste momento, a espécie está em fase de estabelecimento e consolidação, contando já com sete fêmeas reprodutoras e nascimentos no meio natural pelo segundo ano consecutivo no Vale do Guadiana.

Populares