Vimieiro

"Mainova" - Alentejo tem nova marca de vinhos e azeites

"Mainova" - Alentejo tem nova marca de vinhos e azeites Foto: Mainova
Regional 14 Jun. 2020

O Alentejo tem mais uma marca de azeites e vinhos. Seis referências de vinhos e dois azeites extra-virgem compõem o portefólio da recentemente criada Mainova, sediada no Alentejo, sob o signo da sustentabilidade.

Os vinhos Mainova, Moinante e Milmat e os azeites extra-virgem Clássico e Early Harvest, da marca portuguesa Mainova, já se encontram à venda na respetiva loja online e prometem fazer a diferença no mercado, tendo uma “produção biológica e certificado vegan”.

De acordo com a Revista Evasões, o anúncio foi feito pela marca, cujo nome faz referência ao facto de Bárbara Monteiro – a responsável – ter passado longos anos a ouvir que era a mais nova das suas três irmãs. O projeto, esse, nasceu há dez anos, quando os pais adquiriram a propriedade da Herdade da Fonte Santa, no Vimieiro, concelho de Arraiolos.

Num terreno onde existia apenas um pequeno olival, plantaram 90 hectares de oliveiras (das variedades Cordovil, Picual, Cobrançosa, Arbequina e Frantoio) e 20 hectares de vinha, com castas escolhidas a dedo pelo patriarca da família com a ajuda do viticultor inglês David Booth. Entre elas, apostas já conhecidas da zona, mas também as Baga e Encruzado, menos prováveis.

As primeiras referências da marca incluem seis variedades de vinho (tinto, branco e rosé) com três diferentes assinaturas – Mainova, Moinante e Milmat – e traduzem “uma abordagem sustentável, com regimes de produção biológica e integrada, o que, no caso dos vinhos, resulta em propostas com pouca intervenção, baixos sulfurosos e maioritariamente vegan”.

À venda na loja online estão também os azeites virgem-extra Mainova, “extraídos a frio e compostos exclusivamente por sumo de azeitona”. O Clássico vende-se em garrafa de vidro de 500 ml (5,90 euros) ou numa embalagem bag-in-tube de três litros (22,95 euros) “que protege o azeite utilizando menos 60% de plástico do que o convencional garrafão”, diz a marca.

Já o Early Harvest é produzido a partir de azeitonas verdes colhidas no início da época e está à venda em garrafa em grés de vidro reciclado de 500 ml, por 15,95 euros. Subjacente a toda a produção da Mainova está uma política séria de sustentabilidade ambiental, que passa por “reduzir a pegada” através de métodos de produção sustentáveis e de embalamento.

Neste caso, é dado o exemplo do lacre usado para substituir as cápsulas, e das garrafas, que são maioritariamente de vidro reciclado e recicláveis, assim como dos rótulos em papel reciclado ou com maior percentagem de algodão. Também as caixas são de papel reciclado, recicláveis, e não têm plástico nas tintas.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31