13.7 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Mais de 25% do volume de negócios do setor vitivinícola em Portugal é realizado em Évora e Beja

De acordo com um estudo do Banco de Portugal (BdP) de 2017, agora divulgado, sobre a caracterização do setor do vinho em Portugal, aponta que o desempenho dos investimentos em enoturismo tem vindo a subir desde o ano de 2012.

Assim, os dados do Banco de Portugal demonstram que a maior ‘fatia’ na distribuição do volume de negócios pertence ao distrito do Porto, com 50%, seguido por Évora (15%) e Beja (12%).

Contudo, no que respeita à importância do volume de negócios do setor vitivinícola, Évora é líder com 3% seguida de Vila Real (1%) e do Porto, com 0,4%, sendo estes valores diminutos se olharmos para regiões como o Douro ou o Alentejo que concentram o maior número de enoturismo.

Segundo o estudo, 13% das empresas que operam em Portugal neste ramo de atividade encontram-se ligadas ao enoturismo, representando um volume total de negócios de 26% e uma taxa idêntica de empregabilidade.

Já ao nível do alojamento, o mesmo estudo aponta que somente 31% das propriedades de enoturismo possuem alojamento, sendo que dessas unidades, 76% têm até 10 quartos.

No que respeita a todo um pacote de atividades disponíveis para os visitantes, Alentejo e Lisboa são as regiões que acompanham de perto a realidade do Douro, em que, nestes casos, a prova de vinhos é a principal atividade desenvolvida em 97% dos casos, assim como visitas guiadas às instalações (93%) e às vinhas (79%).

Populares