10.9 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

MAIS DE 40 JOVENS DE 5 PAÍSES EUROPEUS FALAM SOBRE A PAZ EM ÉVORA MONTE

Entre os dias 19 e 25 de fevereiro mais de 40 jovens oriundos de 5 países europeus (Roménia, Croácia, Eslováquia, Alemanha e Portugal) encontram-se na Torre/Paço de Évora Monte para falar da Paz, integrados num projeto denominado “Youth4Peace”, promovido pela Rede Europeia de Sítios da Paz (European Network of Places of Peace), associação com sede nesta vila histórica, e financiado pelo programa ERASMUS+ através da Agência Nacional ERASMUS+/Juventude em Ação.

Durante a sua estadia em Évora Monte, os jovens participantes terão oportunidade de discutir, entre si, os caminhos para o fortalecimento de uma Cultura de Paz entre os jovens europeus, a implementação dos Direitos Humanos, em particular dos Direitos dos Jovens, bem como as formas de aumentar a participação ativa dos jovens na vida democrática de cada um dos países e da Europa em geral.

Para além das atividades a desenvolver na Torre/Paço de Évora Monte, os jovens participantes neste projeto terão também oportunidade de conhecer a vila que os irá receber, a sua história e as suas principais instituições. Terão ainda oportunidade de visitar as cidades de Estremoz e Évora.

Oriundos de países muito diferentes, mas de locais com realidades históricas similares, porque neles foram assinados importantes Tratados de Paz, os jovens participantes trocarão informação sobre as experiências de vida nos seus países e sobre a importância para a História Europeia dos Tratados de Paz, assinados nos locais de onde provêm. Os jovens portugueses participantes são oriundos dos Concelhos de Estremoz e Viana do Alentejo, aos quais pertencem os dois locais portugueses onde foram assinados importantes Tratados de Paz (Évora Monte e Alcáçovas) e também do Concelho de Évora (Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira).

Este encontro de jovens em Évora Monte tem também o apoio dos Municípios de Estremoz e de Viana do Alentejo, ambos membros da Associação European Network of Places of Peace.

Populares