15.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Manif. Agricultores: “É no fundo a falta de orientação que reina no Ministério da Agricultura” diz Gonçalo Tristão (c/som)

Decorreu hoje, na cidade de Évora, uma manifestação de agricultores que mobilizou cerca de 2000 pessoas e 500 tratores até à cidade alentejana par protestar contra as políticas agrícolas do país.

A Rádio Campanário esteve presente nestes protestos e falou Gonçalo Tristão, Presidente do Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR), que participou nesta manifestação sobre as reivindicações dos agricultores.

Gonçalo Tristão começou por referir que “uma coisa é certa, não são subsídios, porque colam muito isso a nós agricultores. O que a gente reivindica aqui é sobretudo é orientação, é a estratégia que está a faltar no Ministério da Agricultura. Há muito tempo que parece que o ministério não nos acompanha e achamos que estamos a ser completamente esquecidos. Dou o exemplo desta mudança orgânica, da passagem das direções regionais para as CCDR, nós não soubemos de nada, é uma coisa feita em cima do joelho, não sabemos quais são os objetivos, quem é que vai cuidar de nós nas CCDR, é no fundo a falta de orientação que reina no Ministério da Agricultura”.

Sobre a questão dos 80 milhões de euros que foram dados desde a pandemia, como apoio do Ministério da Agricultura, o Presidente do COTR confessa já ter-se perdido nos milhões que a Ministra anuncia e, portanto “não faço ideia se são 80, se são 150 ou se são cinco. A Ministra anuncia sucessivamente milhões para aqui, milhões para acolá mas, o que nós sabemos é que ao contrário dos nossos vizinhos espanhóis, que concorrem connosco, as ajudas chegaram muito primeiro que as nossas, e isso é que é muito importante”.

Populares