Imprimir esta página

Marcação e resgate de crias de Abutre-preto na Herdade da Contenda (c/fotos)

Regional 19 Jul. 2021

Fruto de colaboração entre a Herdade da Contenda, a LPN – Liga para a Proteção da Natureza e VCF – Vulture Conservation Foundation, foram capturados e marcados 3 abutres-pretos na Herdade da Contenda, na última sexta-feira e sábado. Na iniciativa esteve presente o Diretor da VCF, o Dr. José Pedro Tavares.

As crias, com idade de 90 ou mais dias, foram marcadas com anilhas (metálica e de cor) e ainda com um emissor GSM, que irá permitir monitorizar os movimentos dos jovens abutres. A marcação foi coordenada pela LPN tendo a VCF fornecido os emissores GSM (Global System for Mobile Communication). Na sexta-feira (dia 16 de julho), uma das crias foi encontrada no chão tendo sido devolvida ao ninho (de forma a precaver eventual predação). No dia seguinte esta cria foi novamente encontrada no chão pelo que foi conduzida ao CRAS (Centro de Recuperação de Animais Silvestres) de Lisboa (Monsanto) para recuperação. O peso reduzido para a idade e o estado de desidratação contribuíram também para a decisão do envio do jovem abutre para o CRAS. A este animal foram ainda ministrados cuidados básicos pelo veterinário presente no local. Este episódio poderá estar relacionado com as altas temperaturas verificadas nos dias 10 e 11 de julho, que poderão ter levado à saída prematura da cria do ninho.

Brevemente será lançado online um processo de votação destes novos abutres-pretos, à semelhança do que foi feito em 2020 - https://www.herdadedacontenda.pt/2020/08/03/abutre-preto-ja-tem-nome-chaparrito-foi-o-nome-escolhido-na-votacao-online/.

Fonte/Foto:Herdade da Contenda