Monsaraz

Mário Centeno abre Summer CEmp em Monsaraz para falar sobre a Europa vista por Portugal

Regional 27 Ago. 2019

A vila medieval de Monsaraz recebe de 27 a 30 de agosto a terceira edição do Summer CEmp, uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal organizada com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz. O Summer CEmp é uma escola de verão sobre assuntos europeus num formato intensivo e interativo com conversas e exercícios práticos para entender melhor o projeto europeu.

Um grupo de 40 jovens universitários, principalmente estudantes de jornalismo e de ciência política, vai ter a oportunidade de dialogar durante quatro dias com vários políticos, empresários, jornalistas, académicos e artistas sobre os possíveis cenários para o futuro da Europa. Esta tarde, Mário Centeno, Ministro das Finanças e Presidente do Eurogrupo, vai estar em Monsaraz para falar sobre “A Europa vista… por Portugal”.

Durante o Summer CEmp, a vila medieval recebe também o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, a Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, o Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, o Comissário Europeu para a União da Segurança, Julian King, o Embaixador da União Europeia junto da ONU, João Vale de Almeida, a Embaixadora da Finlândia em Portugal, Tarja Laitiainen, os Eurodeputados Marisa Matias, Francisco Guerreiro e Lídia Pereira e os deputados Pedro Mota Soares e Duarte Marques.

Entre os mais de 70 oradores estão ainda Chiara Manfletti, Presidente da Agência Espacial Portuguesa, Pedro Calado, Alto-Comissário para as Migrações, Mónica Ferro, Diretora da Representação do Fundo de População das Nações Unidas em Genebra, Ricardo Borges de Castro, Conselheiro em “Strategic Foresight” no Centro Europeu de Estratégia Política da Comissão Europeia, mas também empresários como António Cuco (Sharish Gin) e Mizette Nielsen (Fábrica Alentejana de Lanifícios), a atriz e blogger Joana Barrios, a escritora e ilustradora Clara Não, e jornalistas dos principais meios de comunicação social portugueses que vão moderar as conversas.

Durante os quatro dias, as atividades vão decorrer na Praça de Armas do Castelo de Monsaraz, na Igreja de Santiago e no jardim da Casa da Universidade. O programa inclui ainda a atuação da fadista Katia Guerreiro com o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, um passeio de barco no Lago Alqueva, um sunset na praia fluvial de Monsaraz e observação das estrelas no Observatório do Lago Alqueva.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31