Marvao

Marvão prepara Rota do Megalítico no concelho

Regional 20 Mar. 2019

O Município de Marvão está a trabalhar na criação de uma Rota do Megalítico no concelho, que conta com a colaboração do professor Jorge Oliveira, da Universidade de Évora. 

Numa primeira fase, foi efetuado um levantamento de todos os monumentos existentes no concelho, com a colaboração da Freguesia de Beirã, para posterior limpeza e fotografia.

Neste momento, está a ser feita a marcação das coordenadas, com o objetivo de avançar para a produção dos materiais promocionais e plataformas de comunicação (painéis informativos, placas indicativas e um desdobrável bilingue - português e inglês).

Pela relevância do seu legado megalítico, com a criação desta Rota, o Município de Marvão passa a contar com uma nova forma de divulgação turística, de enorme potencial, que vai permitir a criação de programas turísticos estruturados no tema.

Segundo informações do município, estão registados os seguintes monumentos megalíticos no concelho de Marvão:

Antas: Castelhanas, Ribeiro do Lobo, Bola da Cera, Tapada do Castelo, Laje dos Frades, Enxeira dos Vidais, Granja, Meirinha, Tapada da Anta, Socha da Meirinha, Cavalinha, Vale da Figueira, Sapateira Grande, Sapateira Pequena, Pombais, Traboia, Ferrenha, Jardim, Atalaia, Matinho, Cabeçuda, Figueira Branca, Pereiro II, Pereiro I.

Menires:  Água da Cuba, Pombais e Corregedor. Pela bibliografia sabe-se da existência de mais seis antas, que, atualmente, já não foi possível localizar. Provavelmente, terão já sido destruídas. Os monumentos desaparecidos situar-se-iam nos seguintes locais: Mouta Rasa, Monte Velho, Pereiro, Maria Trigo, Porto da Espada e Vale do Ródão.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Março 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31