Major David Pires da GNR de Portalegre diz “as pessoas estão a cumprir e a respeitar as indicações", e alerta para perigos de burla na internet

Regional 26 Mar. 2020

Em declarações à Rádio Campanário, o major, David Pires conta que na área de responsabilidade da GNR de Portalegre, a perceção que existe por parte desta força de segurança é que “as pessoas estão a cumprir e a respeitar as indicações das autoridades nacionais de saúde e das próprias forças de segurança no sentido de se minimizar a disseminação da doença covid-19”.

No que diz respeito a conselhos por parte da GNR direcionados à população, David Pires começa por referir o isolamento social, onde diz que as pessoas apenas devem sair de casa em caso de necessidade seja esta de "aquisição de bens e serviços essenciais, motivos de saúde ou para exercer profissões que não possibilitem o teletrabalho” evitando sempre atividades em que esteja envolvido contacto com várias pessoas.

Fazer uma correta higiene das mãos, da roupa e calçado que sejam utilizados é também um aspeto frisado pelo major, ele que, em caso de sintomas de gripe nos aconselha a ligar para Linha de Saúde 24 dando o exemplo de vários motoristas que passam no controlo de fronteiras que revelam sintomas do covid-19 e que são aconselhados pela guarda a fazer a ligação referida anteriormente para receberem as devidas indicações.

Tendo em conta o isolamento social que atualmente existe e a maior utilização de plataformas digitais, a GNR alerta para a “extrema prudência no acesso, na receção e na partilha” de conteúdos relacionados com a covid-19, devendo dar-se prioridade a fontes oficiais de informação, tal como a plataforma “EstamosON” do governo.

Segundo o major para além das medidas já referidas, as pessoas devem estar atentas para tentativas de burla através de pedidos de donativo e visitas de falsos profissionais, principalmente a casa de pessoas mais idosas. “Ataques de fishing” são ações que visam adquirir dados pessoais e dados bancários, e a GNR alerta também para eles, devendo a população suspeitar de qualquer e-mail suspeito e não devendo nunca enviar informações pessoais ou financeiras através do e-mail. A atualização da proteção de computadores através de antivírus é também uma medida que deve ser tomada por parte dos cidadãos.

Para finalizar, David Pires, recorda que para a GNR as “medidas de contenção e de isolamento podem salvar vidas”, tendo como objetivo, atrasar o mais possível a propagação do vírus permitindo assim que os hospitais permaneçam com capacidade de resposta aos infetados que surgem.

A GNR apela para a “consciência física dos cidadãos, para que permaneçam em recolhimento no seu domicílio e que sigam todas as orientações das autoridades de saúde e também das forças de segurança"

         

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Abril 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30