Meias da Serra d'Ossa - a homenagem a esta arte em extinção!

Meias da Serra d'Ossa - a homenagem a esta arte em extinção! https://www.facebook.com/tiagopereira23
Regional Escrito por  22 Abr. 2022

Na pequena localidade da Aldeia da Serra, nas abas da Serra d’Ossa, a cerca de 10 quilómetros ao norte da vila alentejana de Redondo são produzidas artesanalmente as tão caraterísticas Meias da Serra d’Ossa.

As meias são reconhecidas pelos seus motivos decorativos minuciosos e pelas suas cores alegres. Em tempos foram um traje, possivelmente domingueiro, das mulheres dessa aldeia.

Trabalhadas com cinco agulhas e utilizando fio de lã ou fio de algodão (mais barato), cada par de meias representa muitos dias de trabalho minucioso, atenção e esforço visual. Nos tempos que correm, e apesar de existirem na Aldeia pessoas que sabem confecionar as referidas meias.

O Projeto a "Música Portuguesa a Gostar dela própria", de Tiago Pereira, anunciava há pouco que apenas "a Milita, é a última a fazer meias da Serra d`Ossa e tem mais de 80 anos e que não vende as suas meias, pois gosta muito delas e já não se sente capaz de as fazer e não as quer perder. A melhor forma de aprender com ela será ir viver ao lado dela, ajudá-la naquilo que ela tem dificuldade (...) fazendo-lhe companhia e ir aprendendo.O processo será longo e quem o quiser fazer terá de ter essa disponibilidade. Talvez seja a forma mais real e certa para que este saber fazer não se perca."

A Associação de Desenvolvimentpo Local Terras d'Ossa vai realizar uma exposição sobre as meias da Serra D'Ossa. A exposição terá lugar no próximo dia 28 de abril, ficando patente ao público até ao dia 8 de maio.

A exposição pode ser visitada na Rua Engenheiro Duarte Pacheco, na vila de Redondo.

As meias da Serra d'Ossa foram já candiatadas pela autarquia de Redondo às sete maravilhas.

Informação - Município de Redondo e Tiago Pereira

Fotografia - Tiago Pereira

 

 

 

 

Esta exposição pretende homenagear este produito característico da Serra D'Ossa.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31