15.4 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Menção Honrosa para o calipolense José A. Parraça pelo Comité Olímpico de Portugal

Já são conhecidos os vencedores da 5ª edição dos Prémios Ciências do Desporto, atribuídos pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) e pela Fundação Millennium BCP, com a parceria da revista VISÃO. Este ano as categorias premiadas são “Treino Desportivo”, “Psicologia e Pedagogia do Desporto” e “Medicina do Desporto”.

Segundo a VISÃO “os Prémios Ciências do Desporto constituem um incentivo à investigação científica em torno das melhorias da atividade desportiva, e dá oportunidade aos participantes de apresentar projetos de resolução das problemáticas existentes na área do desporto”.

Na categoria de “Medicina do Desporto”, o projeto sobre “A potencialidade do treino por neurofeedback no aumento da variabilidade cardíaca”, da autoria de Christophe Domingos, André Antunes, Pedro Prazeres, Inês Esteves e Agostinho Rosa, foi o grande vencedor. A primeira menção honrosa foi atribuída à investigação sobre a “Aplicabilidade e segurança de um programa de walking football para indivíduos com diabetes tipo 2″, de Romeu Mendes, Ana Barbosa, Elisabete Ramos, João Firmino-Machado, Maria João Sá, César André Coelho, Júlio Costa, Pedro Figueiredo, André Seabra e João Brito. Já o trabalho sobre “Reabilitação cardíaca: o impacto do treino intervalado de alta Intensidade Vs treino contínuo moderado na fase III”, de Catarina Gonçalves, Armando Raimundo, Jorge Bravo e José Parraça, recebeu a segunda menção honrosa na categoria de “Medicina do Desporto”.

Na categoria de “Treino Desportivo”, o projeto vencedor foi o de “Desenvolvimento de uma unidade de medida inercial de baixo custo para controlo e avaliação do treino de nadadores”, da autoria de Eduardo Félix, Pedro Morouço, Paulo Correia e Hugo Silva. Foram, ainda, atribuídas duas menções honrosas: a primeira ao projeto de “Efeitos do treino contínuo e intervalado na cinética do consumo de oxigénio e da desoxigenação muscular”, da autoria de Dália Curto, Cristina Monteiro, Francisco Alves e Joana Reis, e a segunda ao trabalho sobre a “Prescrição e controlo de treino de natação pura desportiva na zona de intensidade limiar anaeróbio”, de Rita Varandas, Hugo Sarmento e Luís Rama.

Já na categoria de “Psicologia e Pedagogia do Desporto”, o projeto premiado foi “Desporto, a centelha do pensamento e comportamento criativo”, de Sara Santos, Diogo Coutinho, Nuno Leite e Jaime Sampaio. A primeira menção honrosa nesta categoria foi atribuída ao trabalho sobre o “Impacto das pedagogias críticas na formação de treinadores com mente de qualidade”, de Isabel Mesquita e Cláudio Farias,. Já a segunda menção honrosa foi atribuída ao projeto “Diz-me o que fizeste e dir-te-ei o que farás: análise longitudinal da prática de exercício físico em ginásios e health clubs”, da autoria de Filipe Fernandes Rodrigues, Diogo Santos Teixeira, Henrique Pereira Neiva, Luís Cid e Diogo Monteiro.

O principal objetivo do Comité Olímpico de Portugal com a atribuição dos Prémios Ciências do Desporto é “consolidar o crescimento ocorrido nos últimos dez anos, em Portugal, na investigação em Ciências do Desporto”, como refere José Manuel Constantino, Presidente do COP.

Ao primeiro classificado de cada área é atribuído um valor monetário de 5 mil euros, e cada uma das menções honrosas recebe mil euros, como incentivo à continuidade do trabalho de investigação.

 

(Fonte: Revista VISÃO)

Populares