Evora

Microssatélites voltam ao Alentejo, agora com os mais novos: Évora recebe CanSat Júnior!

Regional Escrito por  24 Jun. 2022

Chegou a vez dos mais novos. A final da 2.ª edição do CanSat Júnior 2022 terá lugar este sábado, 25 de junho, na Escola Básica André de Resende, em Évora.

Convidamos os meios de comunicação social a assistirem presencialmente à final desta competição, que desafia alunos do ensino básico, com idades entre os 13 e os 15 anos, a lançar os CanSats que construíram na sua escola com o apoio dos professores. Cada CanSat é um modelo funcional de um microssatélite, cujo sistema base (antena, bateria e sensores) terá de estar integrado no volume equivalente ao de uma lata de refrigerante (“can”, em inglês). O CanSat Júnior serve de preparação para o CanSat do ensino secundário, que selecciona a equipa que participa no CanSat Internacional.

Participam nesta 2.ª edição do concurso 12 equipas de estudantes do 3.º ciclo do ensino básico, de todos os pontos do país, num total de 80 pessoas, entre alunos e professores. Os CanSats são largados de um balão meteorológico cedido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera e os alunos devem recolher e analisar os dados emitidos pelo seu “satélite”, que deve aterrar em segurança.

O júri que avaliará os projetos será presidido por Rui Agostinho (professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço), e é também composto por Ricardo Conde (presidente da Agência Espacial Portuguesa), Duarte Cota (coordenador do Núcleo de Programação e Robótica da Escola de Novas Tecnologias dos Açores – ENTA – e vencedor, enquanto professor, da final internacional do CanSat Portugal), Ana Noronha (diretora executiva da Ciência Viva) e Pedro Ferreira (diretor do Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da ANACOM).

O CanSat Júnior é um projeto do ESERO Portugal, que resulta de uma parceria da Ciência Viva com a Agência Espacial Europeia. Conta também com o apoio da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space e, nesta edição, da Câmara Municipal de Évora, dos Serviços da Proteção Civil e da Escola Básica André de Resende.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30