09 Fev. 2023
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Ministra da Agricultura quer empresa do Alqueva a “alavancar a agricultura” nacional (c/ fotos)

Regional Escrito por  01 Dez. 2022

Após o interregno de dois anos a que obrigou a pandemia, Maria do Céu Antunes aproveitou a sua segunda visita à Feira do Montado, em Portel, nesta quinta-feira (30), para descansar os agricultores do montado.

“Vamos continuar a valorizar o montado, com as suas especificidades e os seus produtos, para que seja um factor de desenvolvimento para este território e para o nosso país”, assegura a Ministra da Agricultura, em declarações aos jornalistas. “A promoção das actividades económicas que giram em volta do montado são absolutamente fundamentais”, sublinha, dado o valor económico, social e ambiental em torno do próprio ecossistema.

Foram os planos do ministério para Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva (EDIA), contudo, que captaram maior atenção. “Vamos trabalhar para, num futuro muito próximo, podermos colocar a EDIA não apenas com esta vertente regional aqui no Alqueva mas ter uma dimensão nacional para poder gerir tecnicamente outros regadios”, afirma a Ministra da Cultura, Maria do Céu Antunes.

O objectivo é dar a Portugal uma “rede colectiva de regadios eficiente, capaz de alavancar a agricultura para desenvolver o nosso país”.

Esta semana, o presidente da EDIA falava do aumento do preço da energia e do impacto que a subida pode ter na empresa. “Estamos a estudar de que maneira é que a repercussão do aumento do preço da electricidade vai ser feita no tarifário da EDIA porque temos que garantir sistemas sustentáveis”, afirma Maria do Céu Antunes, rejeitando “subsidiar” a empresa e apelando à “sustentabilidade”.

“Os custos e as receitas têm que estar a par e estamos a trabalhar numa proposta que ajude a EDIA a superar este deficit que tem neste momento, e também que ajude os nossos agricultores a continuar a trabalhar”, esclarece a ministra.

A EDIA assinou também, esta segunda-feira (28), um protocolo de cooperação com Autoridad Binacional del Lago Titicaca e Mancomunidad Intermunicipal del Titicaca para, segundo a empresa, “articular e implementar atividades, projetos e programas, destinados à integração regional e transfronteiriça, uma vez que esta entidade estende a sua visita ao território de Alqueva também a Espanha”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Fevereiro 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28