Imprimir esta página

Alentejo

Ministro do Ambiente admite túnel entre a barragem de Cabril e Belver, no Alentejo!

Regional Escrito por  05 Out. 2021

 

Devolver água ao rio tejo é uma das preocupações do Ministério do ambiente. Uma das soluções encontradas, de acordo com o Ministro do ambiente, pode passar por um túnel de 50 quilómetros de comprimento, entre a barragem de Cabril, no Zêzere, e Belver, no Alentejo.

Matos Fernandes, em entrevista à TSF e ao Dinheiro Vivo, adiantou que é "uma solução muito interessante".

Esta solução está em estudo e implica investimento de 100 milhões de euros para deslocar a água dentro da bacia hidrográfica e poder “garantir caudais ecológicos” no rio Tejo.

"Não é nenhum transvase, a água deixa de fazer uma hipotenusa para passar a fazer dois caretos, mas volta a chegar a Constância" e "é uma solução com impactos ambientais baixíssimos”, garante o membro do Governo. E acrescenta: "Pensar Belver, Cabril e este túnel como um processo num concurso para a concessão será muito económico para o Estado e para garantir caudais ecológicos no Tejo”.

Nesta mesma  entrevista, Matos Fernandes sublinha que comparativamente à data de assinatura da Convenção de Albufeira, em vigor desde 2000, existe atualmente menos 25% de disponibilidade hídrica" no rio que é mais crítico, o Tejo", notando, ainda, que "Espanha gasta menos água por habitante do que Portugal. "Quem quiser ir rever a Convenção faz um disparate de todo o tamanho", garante.

Fonte: Expresso