Montemor o Novo

Monte Selvagem acolhe família de cinco macacos esquilo

Monte Selvagem acolhe família de cinco macacos esquilo Monte Selvagem
Regional 20 Set. 2020

De acordo com a informação disponível na página oficial da Reserva Animal Monte Selvagem, em Lavre, Montemor-o-Novo, no âmbito da recolocação de animais resgatados, em colaboração com a AAP (Animal Advocacy and Protecction), uma organização europeia de bem-estar animal, o Monte Selvagem recebeu uma família de 5 MACACOS ESQUILO (Saimiri sciureus e Saimiri boliviensis).

Estas espécies enfrentam ameaças como a destruição do habitat natural, a caça ilegal e a captura direta para comércio de animais de estimação.

Estes animais foram confiscados pelas autoridades competentes a particulares e resgatados do comércio ilegal. Foram reabilitados nos centros de resgate AAP, nos Países Baixos e em Espanha, por veterinários especializados, zootécnicos e biólogos do comportamento, e quando já estavam capazes de sociabilizar em grupos e preparados para uma mudança para outra boa casa, foram enviados para um verdadeiro centro de Conservação da Natureza: o Monte Selvagem.

A equipa técnica desta reserva cuida agora também dos novos macacos esquilo, cumprindo a missão do Monte Selvagem de alojar animais necessitados de habitats alternativos, juntando-se aos macacos rabo de porco, suricatas, saguins e coatis provenientes do mesmo santuário, que em terras alentejanas encontraram o bem-estar propício à sua conservação.

Os 5 macacos esquilo encontram-se com saúde, calmos e estão a adaptar-se facilmente ao novo habitat no Alentejo. Dos cinco novos habitantes do Monte Selvagem, três fêmeas foram confiscadas a um particular, na Polónia. Uma outra fêmea é proveniente de um zoo de Salburgo, na Áustria, onde nasceu. O único macho do grupo foi confiscado a um particular, em Espanha.

O parque Reserva Animal Monte Selvagem é um dos mais característicos espaços nacionais de contacto com o meio natural, distinguido com diversos prémios, entre eles o de Melhor Empreendimento de Animação Turística do Alentejo 2012, atribuído pelo Turismo do Alentejo – ERT, e os Prémios Portugal Cinco Estrelas, atribuídos em dois anos consecutivos, 2018 e 2019.

O parque alberga em 20 hectares cerca de 250 animais de mais de 50 espécies diferentes.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30