19 Ago. 2022
Augusta Serrano
Ecos da Planura
09:00-11:00

Montemor-o-Novo recebe exposição fotográfica do Prémio “Santiago Castelo”

Regional Escrito por  05 maio 2022

Decorreu no passado dia 4 a inauguração da exposição com os trabalhos finalistas da V edição do Prémio Internacional de Fotografia “Santiago Castelo”e que ficará patente até ao próximo dia 30 de maio na na Sala de Exposições da Galeria Municipal da de Montemor-o-Novo

A exposição é composta por 24 obras finalistas selecionadas pelo Júri do total de 110 obras apresentadas correspondentes a 60 autores, teve a sua primeira apresentação pública em outubro de 2021 na cidade extremenha de Cáceres.

Na inauguração usaram da o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, a Vice-Presidente da CCDRA Carmen Carvalheira, a Vice-Presidente do Centro Unesco da Extremadura Esperanza Diaz, a Diretora do GIT da Extremadura Montaña Hernandes e o vereador da cultura da autarquia montemorense, Henrique Lopes.

O primeiro prémio  foi atribuído ao  fotógrafo de Melilla, residente em Madrid, Javier Martínez Bueno com o seu trabalho “A beleza do Impercetível-(R.G.B.)- Vila Velha de Rodão  ”.

Javier Martínez Bueno tem formação em fotografia e tratamento de imagens e Mestre em fotografia pela E.F.T.I. Atualmente trabalha como fotógrafo freelance entre Madrid e Gijón. De 2010 a 2015 assumiu a direção e coordenação de exposições no “Hospital del Rey Modern Art Center” em Melilla e foi anteriormente fotógrafo colaborador de revistas como: Woman, Integral, YO Dona, Trip, Mujer Hoy, Fuera de serie ou os selos Nike, MotherCare Ibérica, Amador ou Global SARD.

O Prémio Internacional de Fotografia “Santiago Castelo” foi criado em 2017 pelo Centro Unesco da Extremadura, em homenagem ao antigo Presidente deste Centro desde as suas origens, José Miguel Santiago Castelo e desde a sua criação tem apostado na defesa e revalorização do Património Cultural, Artístico e Natural da Extremadura através das suas principais estratégias e ações anuais.

A internacionalização deste prémio aconteceu em 2019, para alargar o seu campo de ação e ultrapassar fronteiras em termos do seu objeto, passando de uma delimitação geográfica regional na Extremadura a uma delimitação transfronteiriça e internacional entre Espanha e Portugal.

Esta edição do Prémio conta com o patrocínio e colaboração da Direção Geral de Acão Exterior da Junta de Extremadura através do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças e do programa de Cooperação Transfronteiriça INTERREG V A, bem como do Ministério da Cultura, Turismo e Desportos da Junta de Extremadura. Participam também as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e Centro.

Atualmente e até 25 de maio de 2022, está aberto a receção das fotos concorrentes ao VI Prêmio Internacional de Fotografia Santiago Castelo cujo regulamento pode ser consultado em www.unescoextremadura.com e o sistema de participação será realizado através da web de concursos www.mundoarti. com.

No que diz respeito á exposição, de pois de Montemor-o-Novo, ele poderá ser visto a partir de 1 de junho em Castelo Branco.

Fonte: Nota de Imprensa

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31