Alentejo

Mosquito que transmite Zika e febre-amarela identificado em Badajoz (c/som)

Publicado em Regional 03 outubro, 2018

As autoridades espanholas anunciaram, esta semana, ter detetado a presença do mosquito-tigre asiático (Aedes albopictus) em Monesterio e Badajoz, responsável pela transmissão de vírus como o do Zika e o da febre-amarela.

Embora tenha sido identificado do outro lado da fronteira, a Administração Regional de Saúde do Alentejo garante que tem “conhecimento” do caso e afirma que, segundo as redes de vigilância, “até agora ainda não encontrámos nenhum na nossa região”, disse à RC a Delegada Regional de Saúde, Filomena Araújo.

A esta estação emissora, a delegada afirma que estão a ser tomadas “as medidas necessárias nomeadamente em relação às entradas nas fronteiras” de forma a prevenir a entrada deste mosquito para o Alentejo. Ainda assim, Filomena Araújo explica que este inseto “gosta de se alojar em pneus” e a “água é ótima para quaisquer ovos se desenvolverem”, daí recomenda especial atenção a “coisas domésticas que possam acumular água ao redor das casas”.

“Na região não temos informação, dentro das redes de vigilância, de ter aparecido”

Questionada sobre os sintomas deste agente patogénico, a delegada regional explica que os sintomas “podem ir desde muito fracos até maiores”, exemplificando com “febres altas, calafrios, cansaço, dores de cabeça ou dores musculares”, embora relembre que também são sintomas provocados por outras doenças que não esta. Quanto à febre-amarela, é recomendado a “vacinação”, especialmente para quem viajar para a “América do Sul, América Central, alguns países de África e Asia”

Em Espanha, as autoridades garantiram ainda que já estão a ser adotadas um conjunto de medidas de contenção, entre elas a desinfestação dos locais que podem acolher o inseto, reconhecível pelo corpo negro e pelas riscas brancas na cabeça, tórax, patas e abdómen.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31