23.7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Moura/Herdade da Contenda: Câmara Municipal e Governo assinam protocolo para investimento de 400 mil euros

O Ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, acompanhado pelo Secretário de Estado da Conservação da Natureza, Florestas e Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, visitou esta manhã a Herdade da Contenda, no concelho de Moura.

Em nota enviada à nossa redação, a Câmara Municipal de Moura refere que a visita se iniciou pela assinatura do protocolo relativo à “Gestão de habitats e espécies ameaçadas e melhoria das condições de visitação no Perímetro Florestal da Contenda”.

Este protocolo estabelecido entre o Fundo Ambiental, a Herdade da Contenda e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, IP, concede um apoio até ao limite de 400 mil euros, para a realização de várias ações, ao nível da recuperação e valorização de habitats, conservação de espécies ameaçadas, prevenção estrutural, visitação, comunicação, vigilância e monitorização e ainda sensibilização e educação ambiental.

O protocolo foi outorgado por Alexandra Carvalho (Diretora do Fundo Ambiental), Manuel Bio (Presidente do Conselho de Administração da Herdade da Contenda) e Olga Martins (Diretora Regional de Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo). A sessão contou ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo, de elementos do Executivo municipal (José Banha e Lurdes Balola), da Presidente da Assembleia Municipal de Moura (Paula Ramos), do Deputado e Presidente da Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República (Pedro do Carmo), do Presidente da União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo (Francisco Candeias) e do Presidente da Assembleia Geral da Contenda (Valdemiro Correia).

Após a realização da sessão a comitiva deslocou-se até ao mirante (posto de vigia) para uma melhor perceção da paisagem da Contenda, que lhe valeu a atribuição do Prémio Nacional de Paisagem de 2020. A execução deste protocolo é considerada uma excelente oportunidade para a valorização do património natural e melhoria das condições de visitação da Herdade da Contenda

Populares