02 Out. 2022
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Mourao

Mourão tem um novo turismo! A história e modernidade de mãos dadas na Casa dos Lacerdas!(c/fotos)

Regional Escrito por  22 Set. 2022

Casa dos Lacerdas é o mais recente empreendimento de turismo em espaço rural, já abriu as suas portas, numa inauigiuração realizada ontem e que contou com a presença de João Fortes, Presidente da Câmara Municipal de Mourão e de  Vítor Fernandez da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, entre outras entidades.

Tal como a Rádio Campanário noticiou, a Casa dos Lacerdas está localizada na Praça Principal da vila fronteiriça de Mourão, Capital de Alqueva, que atualmente se denomina Praça da República, com vista magnífica para o Jardim municipal, foi provavelmente edificada na primeira metade do século XVIII, após a guerra da Restauração (1640-1668), embora não seja possível precisar a data da sua construção nem o responsável..

O empreendimento denomina-se Casa dos Lacerdas em homenagem ao ilustre proprietário, João Limpo Pimentel Pereira de Lacerda, que nasceu no ano de 1765 em Mourão e faleceu em Évora no ano de 1823. Trata-se de uma casa nobre, no interior destacam-se as paredes de terra crua, alvenaria e pedra, com espessuras de 60 até 100 cm, os arcos plenos e abatidos, a abóbada de escada, as abóbadas, as abobadilhas, os tetos em xisto, lareira e escadaria em granito, pavimento, etc.

Na cobertura há a realçar a chaminé mourisca e na fachada principal os quatro balcões de sacada, as cantaria em xisto da região e as ferragens de estilo barroco. A fachada apresenta ainda, em posição central, um brasão marmoreado, do tipo eclesiástico, pertencente a João Limpo Pimentel Pereira de Lacerda, um destacado nobre, graduado em Direito Canónico pela Universidade de Coimbra e cavaleiro da Ordem de Cristo que optou por seguir a vida religiosa.

Além disso, foi um grande benemérito, particularmente, atento às crianças órfãs e desprotegidas. Também foi um bom juiz desembargador, sendo o seu lema de vida: “AMIGO DE DEUS E DOS HOMENS”. O brasão de João Limpo Pimentel Pereira de Lacerda não só é uma excelente peça de escultura, mas, essencialmente, um portador de mensagens que foram gravadas para a posteridade sobre o brasonado e respetiva família.

Este edifício histórico foi adquirido em 2011 pela família Lopes Suzano, uma família com raízes mouranenses, que numa iniciativa de investimento particular procurou na intervenção arquitetónica reabilitar o edifício, adaptando-o aos novos usos no respeito pela integridade do legado arquitetónico.

Casa dos Lacerdas é uma unidade de alojamento turístico que pretende dar o seu contributo para o incremento da oferta ao nível do alojamento que o concelho necessita e ao mesmo tempo contribuir para o seu desenvolvimento socioeconómico. Casa dos Lacerdas foi adaptada e transformada num elegante alojamento turístico, dispõe de Wi-Fi gratuito, receção, 11 suítes (uma para clientes com mobilidade condicionada) salão amplo, diversas salas, diversas esplanadas, varandas e Winebar. Casa dos Lacerdas em Mourão, capital de Alqueva, é o local onde a história, tradição, modernidade, qualidade e o conforto imperam e se aliam para lhe proporcionar uma estadia única e momentos de lazer inesquecíveis em Mourão, Monsaraz, Alqueva e Espanha. Um destino imperdível, com paisagens magníficas, património histórico rico, gastronomia e vinhos excelentes, onde o turismo de natureza e o turismo cultural marcam presença.

Fotos: Facebook Vítor Silva/Casa dos Lacerdas

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31