Mourao

Mourão vai investir cerca de 70 mil euros em intervenção urgente de contenção na Torre do Castelo (c/som)

Publicado em Regional 09 abril, 2019

A torre do castelo de Mourão encontra-se degradada e em perigo de derrocada, depois de ter sido atingida por um raio, na sequência de uma trovoada que se fez sentir no passado dia 24 de março.

Manuel Carrilho, vice-presidente da Câmara Municipal de Mourão, afirma à RC que “rapidamente vai ser feita uma intervenção urgente de sustentabilidade, para que não se agrave mais e não haja o risco de cair”.

O relatório elaborado em conjunto “pelos técnicos da Direção Regional de Cultura, Proteção Civil, Bombeiros […] aponta a necessidade na urgência da recuperação”, uma vez que “a estrutura ficou bastante danificada”.

O Município de Mourão “já está a pedir orçamentos” para primeiras intervenções, que poderão custar “entre 60 e 70 mil euros”. A autarquia avançará depois para a procura de apoios, nomeadamente através de candidaturas.

“É uma situação urgente e emergente para que a torre não caia”
Manuel Carrilho

 

Urge para já avançar com a instalação de “andaimes e zonas de proteção […] para que a situação não se agrave”. Por enquanto, a área continua restrita “porque a qualquer momento pode cair uma pedra ou haver uma derrocada”. Quando a torre deixar de representar perigo, a área será novamente aberta à visita.

Têm havido contactos entre o município e “a diretora Regional da Cultura que está a fazer a ponte” com as entidades competentes, decorrendo simultaneamente “os levantamentos necessários para suportar uma candidatura”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30