30 Set. 2022
Augusta Serrano;
Fadistices
20:00-21:00

Movimento Animal e Veterinário de Elvas afastados do Centro de Recolha Oficial de Animais do município

Movimento Animal e Veterinário de Elvas afastados do Centro de Recolha Oficial de Animais do município Foto: Município de Elvas
Regional Escrito por  13 Ago. 2022

Decorreu, ontem, no Salão Nobre dos Passos do Concelho de Elvas, uma reunião da recém constituída Comissão de Acompanhamento do Centro de Recolha Oficial, um encontro motivado pela "alegada ocorrência de situações menos corretas no acolhimento e tratamento aos animais a cargo do Município de Elvas."

 

No decurso da reunião, depois de ouvir a exposição feita pelos conselheiros ligados ao Movimento Animal Associação de Elvas (MAAE), o autarca referiu que "em termos de higiene e alimentação dos animais está tudo ótimo", para acrescentar que "há efetivamente situações que devem ser devidamente esclarecidas, para que não subsistam quaisquer dúvidas quanto ao assunto em causa".

Relativamente ao desaparecimento de alguns animais do canil, Rondão Almeida referiu que se tratou de "uma invasão de propriedade alheia, ou seja, houve um assalto e o respetivo inquérito encontra-se em segredo de justiça".

Quanto a situações relacionadas com a eutanásia, castração e esterilização de animais acolhidos no CRO, as explicações couberam ao veterinário municipal, Dr. Nuno Caldeira Fernandes.

Relativamente ao caso do gato recentemente eutanasiado, que tem vindo a provocar alguma polémica nas redes sociais, o veterinário justificou a decisão pelo estado irreversível de saúde em que o animal se encontrava, "num enorme sofrimento".

O presidente Rondão Almeida anunciou que vai propor em reunião de Câmara uma solução para o canil que deverá passar por prescindir da presença do Movimento Animal Associação de Elvas e do veterinário municipal nas instalações do CRO, destinando a Nuno Caldeira Fernandes outras tarefas que se encontram na esfera das suas competências.

O enunciado desta proposta foi depois apresentado e aprovado por unanimidade pelos conselheiros e, se posteriormente vier a ser aprovada pelo executivo municipal, a responsabilidade clínica do CRO será entregue a outro profissional de saúde médico-veterinária ou entidade do setor, com prioridade para a Escola Superior Agrária de Elvas.

Além dos membros da Comissão de Acompanhamento do Centro de Recolha Animal de Elvas e público, o executivo municipal esteve representado na reunião pelo vice-presidente Hermenegildo Rodrigues e pelos vereadores Cláudio Monteiro e Tiago Afonso.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30