6.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Movimento Beja Merece+ em protesto no dia da Cimeira “Amigos da Coesão”

Foto: DR

Após a última Cimeira dos “Amigos da Coesão” que decorreu em novembro de 2019, em Praga, capital da República Checa, foi Beja a cidade que ficou de receber a próxima cimeira que irá ser realizada dia 1 de fevereiro e o Movimento Beja Merece + (BM+) tornou público que irá entregar um documento onde estarão reunidas as preocupações da população relativamente à falta de iniciativas governamentais no desenvolvimento da região.

Segundo o JN, Florival Baiôa, coordenador do BM+, assegurou que não existe o intuito de confrontar António Costa apenas se pretende mostrar o desagrado para com o desprezo que é sentido e quais as reivindicações que gostariam de ver satisfeitas. Uma grave falta de respeito democrática foi sentida por parte de Francisco Baiôa em relação ao executivo, isto quando na opinião do coordenador do BM+, não se respeitaram as decisões da Assembleia da República, após as audições ao movimento. Uma das principais críticas feitas assenta também na falta de investimento em Beja, sendo que, Beja irá receber esta Cimeira dos “Amigos da Coesão” e algo que não se faz sentir nesta cidade segundo o coordenador é especificamente coesão. 

O protesto vai consistir em os elementos da manifestação se vestirem de preto a fazerem referência às suas reivindicações. O ponto de encontro de manifestantes está marcado para as 11 horas nas Portas de Mértola onde o grupo de protestantes irá seguir até ao local da Cimeira dos Amigos da Coesão, no antigo Convento de São Francisco.

Esta cimeira irá contar com a presença dos primeiros-ministros e ministros Polónia, Eslováquia, República Checa, Grécia, Lituânia, Eslovénia, Chipre, Croácia, Estónia, Bulgária, Malta, Roménia, Espanha, Hungria, Letónia e Itália. Nesta iniciativa ainda participam os Comissários Europeus da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e do Orçamento e Administração, Johannes Hahn.

 

Populares