×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Movimento de Utentes recolhe mensagens em defesa da Urgência Pediátrica do HESE

Regional 10 Out. 2020

O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) de Évora realizou esta manhã uma ação de rua para recolher mensagens de apoio para a manutenção da Urgência Pediátrica do hospital da cidade.

De acordo com a notícia avançada pela TVI, adultos e crianças, junto ao edifício do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE),reuniram-se esta manhã para garantir o funcionamento da Urgência Pediátrica de Évora.

Esta ação realiza-se porque “há o perigo de encerramento da Urgência Pediátrica do HESE”, o que, a concretizar-se, será “muito grave”, pelo que “devia haver um esforço do Ministério da Saúde para manter o serviço aberto”, afirma a porta-voz do MUSP no distrito de Évora, Lina Maltez

No último mês o Hospital de Évora perdeu sete profissionais de saúde da urgência pediátrica . Segundo o Hospital do Espírito Santo, houve várias tentativas de contratação de pediatras, mas sempre sem sucesso.

 O HESE implementou esta semana um novo modelo de atendimento na Urgência Pediátrica para garantir a assistência às crianças e jovens do Alentejo.

O novo modelo de atendimento na urgência pediátrica mantém o atendimento pediátrico urgente com um pediatra de presença física (continuando-se a recorrer a prestadores de serviços, se tal se revelar necessário), e com um ou dois médicos com treino pediátrico, que farão o primeiro atendimento.

As instalações mantêm-se as mesmas, assim como o circuito destes doentes, mas a afetação dos recursos humanos e das instalações atuais passarão a estar sob a responsabilidade do Serviço de Urgência Geral, à semelhança do que acontece com outras especialidades, como a ortopedia, a medicina interna ou a cirurgia geral.

O modelo será transitório até ao regresso dos pediatras que se encontram de baixa, em conjunto com o preenchimento das vagas atribuídas pelo Ministério da Saúde no concurso de especialistas.

Nesta ação, os seus participantes, redigiram postais com mensagens relativas ao tema que serão posteriormente enviados para o Ministério da Saúde.

Atualmente a urgência pediátrica do Hospital de Évora, é assegurada por uma única pediatra e por 2 médicos de clínica geral.

 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Abril 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30