13.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Mulheres Alentejanas número 1 da Europa! São as mais inventoras!

De todos os Estados-membros do Instituto Europeu de Patentes (IEP), Portugal apresente a segunda maior percentagem de mulheres inventoras! 

Embora a Letónia tenha apresentado uma percentagem superior à de Portugal, foi o Alentejo a região europeia como a maior taxa percentual de mulheres inventoras. 

Em comunicado, o presidente do IEP, António Campinos adianta “Este estudo demonstra que foram feitos progressos nas últimas décadas no sentido de uma maior inclusão no campo das patentes, com alguns países europeus, como Portugal, a liderar no que respeita a percentagem de mulheres inventoras. Mas também demonstra que é preciso fazer mais. A promoção da mulher na ciência e na inovação continua a ser um grande desafio para a Europa e, no entanto, este é um fator chave na sua sustentabilidade e competitividade futuras”.

A média europeia de mulheres inventoras é de 13,2% (de todos os inventores), sendo que Portugal registou uma percentagem de 26,8%. Letónia registou uma percentagem de 30,6% de mulheres de entre todos os inventores.

O Alentejo, porém, esmagou o estudo com uma percentagem de 34,9% de mulheres entre todos os inventores.

O estudo salienta que a média europeia subiu desde 2% nos anos 70, para os atuais 13,2%.

 

Carla Gomes, a finalista do Prémio Europeu do Inventor 2022, acrescenta que “A participação das mulheres em temáticas onde os homens ainda são mais numerosos, como a engenharia, continua a suscitar debates sobre o preconceito, a discriminação e a pressão social existente. Acredito que o crescimento das mulheres enquanto inventoras se encontre nas suas próprias mãos. Acreditar em nós, na nossa capacidade de criação e resiliência, é a melhor forma de promover o contributo das mulheres e levá-las a reivindicar as suas invenções e, consequentemente, a propor as suas patentes”.

Populares