Apontado como favorito desde a partida, Orluis Aular (Caja Rural/Seguros RGA) confirmou, este domingo, em Évora, a vitória no fim da 40.ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola. O venezuelano, já vencedor no ano passado, entra no palmarés da “Alentejana” como o primeiro corredor a repetir o triunfo consecutivamente. Leangel Linarez (Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua), um outro venezuelano, venceu a quinta e última etapa na Praça do Giraldo, mas a vitória acabou ofuscada pelo êxito do compatriota adversário.
A Derradeira Etapa começou em Monforte.
A caravana alinhou-se pela manhã junto à Praça de Touros de Monforte. Queijos e enchidos da região fizeram como habitualmente as delícias de muitos elementos da caravana antes da partida. A última viagem tinha 154,9 quilómetros e com o Camisola Amarela Crédito Agricola com apenas 10 segundos de vantagem havia quem aguardasse pelas Metas Volantes para ainda tentar a sorte. Os sprints intermédios bonificados e a chegada podiam ainda alterar a classificação. Na teoria era assim, mas a prática resultou diferente, ainda que a equipa Electro Hiper Europa que tinha Alex Molenaar a 12 segundos tivesse trabalhado para tapar quase todas as fugas.
A Meta Volante de Redondo foi um dos pontos quentes com os três primeiros da geral a discutir as bonificações. Alex Molenaar (Electro Hiper Europa) passaria em primeiro seguido de Orluis Aular (Caja Rural/Seguros RGA) e de Adrian Bustamante (Kelly/Simoldes/UDO).
Ao quilómetro 80, depois de Redondo, Ángel Fuentes (Burgos-BH), João Silva (Kelly/Simoldes/UDO), Diogo Barbosa (AP Hotels & Resorts/Tavira/SC Farense) iniciaram uma fuga que não passou os dois minutos de vantagem. Ainda antes de Arraiolos a iniciativa foi anulada. Faltavam 25 quilómetros para a chegada. Ainda se viram vários ataques, mas a dois quilómetros da meta já o pelotão estava compacto.
A multidão na Praça do Giraldo debruçada sobre o empedrado acabou por assistir a um sprint de 26 unidades, após uma queda no último quilómetro. Leangel Linarez (Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua) repetiu o feito de Grândola e venceu a segunda etapa na Volta ao Alentejo Crédito Agrícola.
Festa dos 40 Anos
O campeão nacional venezuelano Orluis Aular foi segundo na chegada e garantiu o triunfo na classificação geral fazendo história na “Alentejana”, juntando-se a Carlos Barbero que já tinha ganho duas vezes, mas em anos intercalados. Sendo o mais regular em prova e o mais pontuado, o ciclista da Caja Rural/Seguros RGA venceu também a Camisola Verde Delta Cafés. Na cerimónia de pódio tiveram destaque ainda o jovem Pedro Silva (Glassdrive/Q8/Anicolor) por ser o melhor trepador e vencedor da Camisola Azul Correio da Manhã e o britânico Max Walker (Trinity Racing), o melhor jovem em prova vencedor da Camisola Branca Turismo do Alentejo. A espanhola Kern Pharma venceu a classificação por equipas.
Com a chegada ao centro histórico eborense terminaram os festejos dos 40 anos da prova alentejana organizada pela CIMAC, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e Podium Events.
Fonte/Fotos: Evora Desporto
07 Jun. 2023 Regional
07 Jun. 2023 Regional
07 Jun. 2023 Regional
07 Jun. 2023 Regional
07 Jun. 2023 Regional
07 Jun. 2023 Regional
07 Jun. 2023 Regional
07 Jun. 2023 Regional