Alcacer do Sal

Município de Alcácer do Sal com protocolo para controlo de gatos errantes

Regional 17 Mar. 2020

Em Reunião de Câmara realizada no dia 12 de março2020, foi aprovada uma proposta que viabiliza a celebração de um protocolo entre a Câmara Municipal de Alcácer do Sal e a Associação Animais de Rua, com vista ao controlo populacional dos animais errantes e silvestres no concelho, particularmente de gatídeos. 

A assinatura deste documento formaliza a intenção do Município em aplicar o método Capturar-Esterilizar-Devolver (CED) em colónias de gatos do concelho de Alcácer do Sal, como forma de gerir da forma mais conveniente a população de gatos errantes.

A assinatura deste protocolo surge devido ao facto de existirem numerosos gatos errantes não esterilizados em várias zonas do concelho. Para além de ser prejudicial ao próprio bem-estar dos animais, este facto causa problemas aos munícipes, associados à reprodução, ao ruído, aos odores e aos focos de insalubridade.

Quanto à Associação Animais de Rua, esta é uma associação de proteção animal sediada em Portugal que tem como principal objetivo a esterilização de animais carenciados. A superpopulação de animais de companhia é uma realidade: o número de animais a precisar de um lar é muito superior ao número de famílias dispostas a adotá-los, o que leva a que muitos milhares de animais nasçam e vivam nas ruas, sem acesso a alimentação suficiente ou a cuidados de saúde básicos, acabando muitos deles por morrer de fome, de doença, ou vítimas de maus-tratos.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Junho 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30