10.9 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Município de Aljustrel diminui valor da dívida relativamente a 2017

A Câmara Municipal de Aljustrel informa, em nota, que tem vindo a diminuir o valor da sua dívida desde 2017, ano em que o executivo iniciou o atual mandato.

“A diminuição do endividamento aconteceu apesar da quebra de receita proveniente de impostos, como a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para o valor mínimo legal, apresentando, assim, uma redução global.

A última prestação de contas foi aprovada no passado dia 17 de Junho, em Reunião de Câmara, verificando-se uma diminuição de 6,4 por cento do valor do endividamento.

Em 2017, aquando do início deste mandato, o valor da dívida era de 7.729.561 euros, passando, em 2019, para 7.235.092 euros. Valor, este, que se tem vindo a conseguir alcançar fruto de uma gestão criteriosa, mas sem descurar os investimentos em todo o concelho, bem como a atribuição de apoios sociais e a captação de novos investimentos para o território.

De realçar que a Câmara Municipal de Aljustrel tem vindo a conseguir utilizar os fundos comunitários da melhor forma, colocando-os ao serviço do Concelho, com obras e projetos inovadores, e, neste sentido, para além de não aumentar a sua capacidade de endividamento, ainda a tem conseguido diminuir.

Recorde-se que o Município de Aljustrel tem a maior taxa de execução do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), no âmbito do Portugal 2020, do País. Liderando ainda, também, a nível regional no Alentejo 2020, no conjunto dos municípios que abrange, designadamente nos Centros Urbanos Estruturantes.

Com estes valores mantém ainda o Município de Aljustrel, caso seja necessário, uma boa situação financeira junto da banca, o que dá garantias e permite acautelar o futuro.

A Câmara Municipal de Aljustrel entende que a redução da dívida permite continuar a investir no desenvolvimento do concelho e na melhoria da qualidade de vida. E mantém o compromisso de gerir de forma criteriosa e rigorosa os dinheiros públicos, mantendo equilibrada a situação financeira da autarquia”.

Populares