13 Abr. 2021
Nuno Rocha
Á mesa com a RC
13:00-14:00
×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 64
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Aljustrel

Município de Aljustrel ergueu marco evocativo à N2 para potenciar esta via e rota turística

Município de Aljustrel ergueu marco evocativo à N2 para potenciar esta via e rota turística Foto: C.M Aljustrel
Regional 08 Nov. 2020

Nos 75 anos da maior estrada do país – Nacional 2 (N2), que atravessa Portugal de Chaves a Faro, num total de 738km.

Para assinalar a data, o Município de Aljustrel decidiu perpetuar a passagem desta mítica estrada pelo Concelho, “consciente da importância que a Estrada Nacional 2 (N2) cada vez mais assume, no que diz respeito à atividade turística, mas também enquanto atrativo propício ao desenvolvimento”, salientou a autarquia.

A autarquia erguei, em pedra, uma réplica de um dos marcos desta mítica estrada, embora em maior dimensão, precisamente na rotunda que serve umas das entradas à vila de Aljustrel e que é atravessada por esta via.

Este marco, concebido pelo escultor João Daniel, assinala o quilómetro 619, destacando o nome da localidade a que está associado, tendo ainda a inscrição da frase “Nada nesta paisagem é intempestivo, tudo é surpreendente”, da autoria de Paulo Moura, patenteada no livro “Longe do Mar”, que relata uma viagem de mota pela N2 em busca de histórias, e que diz respeito, precisamente, à passagem deste escritor e jornalista por este território.

A N2 atrai cada vez mais turistas ao Concelho de Aljustrel, de várias partes do mundo, e esta é também uma forma de divulgar este município de “lés-a-lés”. Até porque, tendo em vista a estruturação deste “produto” turístico, a Câmara de Aljustrel integra ainda a rota dedicada a esta estrada nacional, que é composta por todos os municípios que são atravessados por esta via.

Aljustrel dá também, deste modo, o seu contributo para a divulgação desta rota e pretende atrair para o seu território cada vez mais visitantes, mostrando a sua cultura, a sua gastronomia, o seu património e as vivências do seu povo.

No Concelho de Aljustrel a N2 permite a ligação ao concelho de Ferreira do Alentejo e ao concelho de Castro Verde, passando pela Freguesia de Ervidel e pela aldeia do Carregueiro.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Abril 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30