13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Município de Aljustrel ergueu marco evocativo à N2 para potenciar esta via e rota turística

Foto: C.M Aljustrel

Nos 75 anos da maior estrada do país – Nacional 2 (N2), que atravessa Portugal de Chaves a Faro, num total de 738km.

Para assinalar a data, o Município de Aljustrel decidiu perpetuar a passagem desta mítica estrada pelo Concelho, “consciente da importância que a Estrada Nacional 2 (N2) cada vez mais assume, no que diz respeito à atividade turística, mas também enquanto atrativo propício ao desenvolvimento”, salientou a autarquia.

A autarquia erguei, em pedra, uma réplica de um dos marcos desta mítica estrada, embora em maior dimensão, precisamente na rotunda que serve umas das entradas à vila de Aljustrel e que é atravessada por esta via.

Este marco, concebido pelo escultor João Daniel, assinala o quilómetro 619, destacando o nome da localidade a que está associado, tendo ainda a inscrição da frase “Nada nesta paisagem é intempestivo, tudo é surpreendente”, da autoria de Paulo Moura, patenteada no livro “Longe do Mar”, que relata uma viagem de mota pela N2 em busca de histórias, e que diz respeito, precisamente, à passagem deste escritor e jornalista por este território.

A N2 atrai cada vez mais turistas ao Concelho de Aljustrel, de várias partes do mundo, e esta é também uma forma de divulgar este município de “lés-a-lés”. Até porque, tendo em vista a estruturação deste “produto” turístico, a Câmara de Aljustrel integra ainda a rota dedicada a esta estrada nacional, que é composta por todos os municípios que são atravessados por esta via.

Aljustrel dá também, deste modo, o seu contributo para a divulgação desta rota e pretende atrair para o seu território cada vez mais visitantes, mostrando a sua cultura, a sua gastronomia, o seu património e as vivências do seu povo.

No Concelho de Aljustrel a N2 permite a ligação ao concelho de Ferreira do Alentejo e ao concelho de Castro Verde, passando pela Freguesia de Ervidel e pela aldeia do Carregueiro.

Populares