27 Jun. 2022
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Grandola

Município de Grândola implementa projeto inovador de acessibilidade universal no Núcleo Museológico de São Pedro

Regional 18 maio 2022

O Dia Internacional dos Museus que se celebra hoje, é assinalado no Nucleo Museológico de São Pedro com a apresentação de novos equipamentos no âmbito do projeto “Cultura para Todos”*, que oferecem um conjunto de aplicações e soluções de acessibilidade, que tornam este Museu único a nível regional, no que concerne ao poder de ir ao encontro de toda a comunidade.

 

O Município de Grândola, implementou um conjunto de inovadores equipamentos, apresentados esta manhã pela ”Realizasom” empresa que desenvolveu o projeto, dotando a partir deste momento o Núcleo Museológico com acessibilidade digital e universal, para que todos possam interagir de maneira efetiva e independente.

 

Com recurso às novas tecnologias, o Museu apresenta uma inovadora aplicação com o circuito de visita à exposição permanente e uma galeria de imagens com pontos de interesse. O Audioguia, disponibiliza diversos conteúdos, nomeadamente, uma versão áudio em português destinada ao público em geral; a versão audiodescrição, para visitantes com deficiência visual; e uma versão vídeo em Língua Gestual Portuguesa, para pessoas com dificuldades auditivas. No final da visita, os utilizadores são convidados a testar os seus conhecimentos num divertido Quizz. Ao acertar em 15 respostas recebe uma lembrança à saída.  A APP Museu de Grândola funciona sem necessidade de ligação WI-Fi ou consumo de dados, sendo o acesso aos conteúdos de modo automático, através de tecnologia de proximidade NFC. Contudo, é também possível solicitar o equipamento de Audioguia na receção do Nucleo Museológico.

 

Para pessoas com diversidade funcional, foram aplicadas no chão marcas de aviso e piso táctil para direcionar o visitante a percorrer a exposição e introduzida sinalética dos serviços em braile e alto contraste.

Para sentir a textura e a temperatura, estão disponíveis peças tácteis elaboradas com materiais originais, nomeadamente a réplica de um vaso de cerâmica decorado, um braçal de arqueiro de xisto e brevemente o cofre dos pelouros.  Os elementos das medalhas históricas encontradas na Igreja de São Pedro podem agora ser apreciadas em relevo 2D, com texto impresso em braile. O filme do Museu sobre a história do concelho, da Pré-história ao Sec. XX, está agora reformulado, com versões acessíveis de linguagem gestual e audiodescrição.

 

O projeto “Cultura para Todos”, financiado no âmbito do concurso Aviso nº ALT20 – 30 -2019-44, Cultura para Todos – CIMAL; Domínio da Inclusão Social e Emprego – POR Alentejo, destina-se aos diversos espaços culturais do concelho, oferecendo aos utilizadores equipamentos e recursos que promovam a eliminação de barreiras à comunicação e à cultura.

 

Este ano, sob o tema «O Poder dos Museus» pretende-se explorar o potencial dos espaços museológicos, tornando-os mais acessíveis e atrativos para um público diversificado, produzindo mudanças positivas na comunidade.

 

O Núcleo Museológico de São Pedro foi inaugurado em 9 de abril de 2021 e encontra-se instalado na antiga igreja de São Pedro, um edifício religioso mandado construir nos finais do século XVI. No seu interior, o visitante é convidado a empreender uma viagem desde a Pré-História ao século XX, por um território com monumentos megalíticos, necrópoles, minas, fábricas de salga, templos, ruínas e naufrágios, que a investigação histórica e arqueológica se encarregou de desvendar. Aqui são retratados lugares, evocadas personalidades, recordados episódios e exibidos artefactos pertencentes a diferentes períodos cronológicos da história do concelho de Grândola.

Convidamos a que visite este espaço museológico, que está aberto ao público de segunda a sábado das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Fonte: NOta de Imprensa

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Junho 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30