Monforte

Município de Monforte não vai dar apoio à realização da Corrida de Touros transmitida pela RTP

Regional 06 Ago. 2020

O Município de Monforte anunciou que foi deliberado, em reunião de Câmara realizada esta quarta-feira, dia 5 de agosto, recusar o apoio à realização da corrida de toiros anunciada para 28 de agosto, na Praça de Monforte, o qual consistia em patrocinar a Casa do Pessoal da RTP na transmissão televisiva do espetáculo.

O presidente da autarquia, Gonçalo Lagem, explica em comunicado que “como foi do conhecimento público, há cerca de uma semana, a Câmara Municipal de Monforte, chegou a um entendimento com a Casa de Pessoal da RTP com vista a apoiar a transmissão de uma corrida de touros a partir da Praça de Touros de Monforte. Nessa corrida pretendia-se homenagear o Cavaleiro Paulo Caetano, pela comemoração dos 40 anos de alternativa e os Forcados Amadores de Monforte, pelos 20 anos de existência. Tal iniciativa insere-se na senda da tradição deste Concelho desde sempre ligado à tauromaquia, berço de muitos e valorosos toureiros, bandarilheiros, matadores, forcados, ganadarias e coudelarias. O Município de Monforte, em representação das suas gentes, tem pugnado pela defesa deste espetáculo tão fortemente enraizado na cultura popular desta região”.

O autarca refere que foi “com grande tristeza que tomamos conhecimento dos constrangimentos e problemas que tem vindo a rodear a organização da anunciada corrida, organização à qual a Câmara é alheia, com inúmeros rumores e tomadas de posição a circular nas redes sociais”.

“O Município de Monforte é uma entidade pública de bem. Quer fazer parte da solução e não do problema. Ao longo dos anos foram muitas as iniciativas promovidas pelo Município em prol da defesa da arte da tauromaquia que faz girar à sua volta um conjunto variado de atividades que são estruturantes do tecido económico, social e cultural do nosso Concelho. Porém criado o ambiente que se observa em redor desta iniciativa, a Câmara Municipal não pode estar associada a situações que em nada dignificam a festa e a cultura que se visava apoiar”, facto que levou a autarquia a recusar o apoio à realização da Corrida de Toiros em Monforte.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31