MontemoroNovo

Município de Montemor-o-Novo aposta no combate ao abandono escolar e garante apoios a alunos

Município de Montemor-o-Novo aposta no combate ao abandono escolar e garante apoios a alunos DR
Regional 18 Set. 2019

Em Montemor-o-Novo o ano letivo inicia agora com mais e melhores condições para alunos e famílias, depois de o executivo ter colocado em prática um conjunto de medidas de Combate ao Abandono Escolar e a defesa da Educação

Com a regularização da situação de precaridade de 18 trabalhadores, este ano a equipa de Educação é constituída por 54 funcionários que se encontram em funções nas freguesias do concelho para que os recursos e equipamentos afetos possam ser iguais para todos e haja efetivamente uma igualdade de oportunidades.

No município estão em funcionamento 12 salas de jardim-de-infância com oferta das Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF´s), na vertente prolongamento de horário, de forma a assegurar um horário adequado às necessidades das famílias. Por decisão do executivo da Câmara Municipal, as famílias não comparticipam o funcionamento das AAAF´s, assumindo a Câmara todos os encargos inerentes ao seu funcionamento.

Após parecer positivo do Conselho Municipal de Educação realizado a 25 de julho de 2019, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo aprovou por unanimidade, na Reunião de Câmara do passado dia 4 de setembro´19 uma verba de cinco mil e quinhentos euros (5 500,00 €) para a aquisição de fichas de trabalho e material escolar para alunos carenciados do pré-escolar e do 1º ciclo. Este montante, correspondente à primeira fase da Ação Social Escolar para o ano letivo 2019/2020, que será repartido por cerca de 234 alunos, cujas famílias poderão adquirir material escolar no comércio local ou ser reembolsadas pelos valores despendidos em material escolar e fichas de trabalho.

Para além do apoio aprovado para os alunos dos Jardins de Infância e Escolas Básicas do 1º ciclo referente a Refeições Escolares e da verba para aquisição das Fichas de Trabalho e Material Escolar, foram aprovados Apoios Supletivos de doze mil euros para Visitas de Estudo, Material para Biblioteca Escolar, Material de Desgaste, Material de Primeiros Socorros, atribuída diretamente ao Agrupamento de Escolas.

Também no âmbito dos apoios supletivos, foram aprovadas verbas a serem geridas - de acordo com as necessidades - pela Câmara Municipal para a aquisição de Material Didático; alojamento em Agregado Familiar, em situações excecionais em que os alunos residam em locais com dificuldade de acesso e; aquisição de Equipamento contra a Chuva e Frio, para os alunos que não beneficiem de transporte escolar ou que, beneficiando desse serviço, tenham ainda assim de realizar parte do percurso a pé.

A Câmara Municipal continuará a assegurar o transporte escolar a cerca de 335 alunos, inscritos no Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo – do pré-escolar ao ensino secundário -, e garantirá o apoio financeiro nas deslocações dos 31 alunos que residam em Montemor e tenham que se descolar para outros concelhos para estudar. De referir que a

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31