27 Nov. 2022
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Moura

Município de Moura garante apoio de bens e serviços ao bairro do Espadanal onde já existem 33 infetados

Regional Escrito por  12 Abr. 2020

A 6 de abril de 2020, foi confirmado o primeiro caso positivo para COVID-19, em Moura. Tratava-se de um individuo residente no sítio Espadanal, localizado a cerca de 1,5km do perímetro urbano da cidade.

Desde a primeira hora, a Câmara Municipal de Moura, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e de acordo com o Plano Municipal de Emergência, colocou no terreno toda a estrutura necessária à prestação de apoio a esta comunidade, no âmbito das medidas de contenção de propagação do vírus que viriam a ser decretadas pelas autoridades de saúde.

No dia seguinte à confirmação do primeiro caso positivo, o Município em parceria com a Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, Bombeiros Voluntários de Moura, Moura Atlético Clube, GNR, PSP e Juntas de Freguesia realizou uma ação de desinfeção em todas as ruas do concelho, que incluiu os espaços exteriores do Espadanal.

Após a confirmação do primeiro caso positivo, uma equipa do Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura acompanhou permanentemente a Unidade Móvel de Saúde Pública da ULSBA, na realização de testes para COVID-19, no concelho.

 

Assim, desde essa altura o Município, para que não existisse mobilidade das 16 famílias (59 pessoas) que vivem no sítio Espadanal, tem mantido o maior acompanhamento desta comunidade, através das seguintes medidas:

– Colocação de um depósito (Joper) para reforço do acesso a água potável;

– Colocação de contentores de lixo para melhoria na recolha dos resíduos;

– Identificação de dois representantes da comunidade para articulação com os serviços do Município;

– Articulação com diversos serviços (Núcleo Local de Inserção – RSI, Equipa de Intervenção Precoce, ETAF) no apoio a estas famílias.

 

Os serviços sociais do Município, estão a garantir o apoio diário a estas famílias através da:

– Identificação e entrega de bens alimentares, produtos de limpeza e higiene, medicação e outros bens essenciais, que as famílias necessitem, de acordo com o indicado pelos representantes da comunidade;

– Recurso às medidas “Prato Quente” e “Emergência Social” para garantir apoio a todas as famílias. Aquelas que tenham rendimentos do RSI ou outro, efetuam o pagamento do cabaz alimentar semanal no ato da entrega dos produtos. As que não dispõem de rendimentos recebem igualmente os produtos, de forma a assegurar a sua subsistência e bem-estar.

 

Para além do apoio prestado a esta comunidade do Espadanal, foi também reforçado o acompanhamento de outro aglomerado denominado de “Sítio da Avó do Lourenço”, através da identificação de um representante da comunidade, para comunicação permanente. Foi ainda colocado um depósito de água potável (Joper), para reduzir a mobilidade das famílias.

Esclarece-se, portanto, que neste momento o apoio prestado à comunidade do Espadanal, em Moura, designadamente a resposta às necessidades alimentares e receituário está a ser assegurada, exclusivamente, pela Câmara Municipal de Moura. A segurança do local, bem como o cumprimento do confinamento obrigatório encontra-se à responsabilidade das forças de segurança.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30