Reguengos de Monsaraz

Município de Reguengos de Monsaraz integra o Projeto MELTIC para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos

Regional 02 Jun. 2020

O Município de Reguengos de Monsaraz integra o Projeto MELTIC – Fusão de Ideias entre as Tecnologias de Informação e Comunicação e as Ciências da Saúde para os Cidadãos dos Territórios de Baixa Densidade. O MELTIC vai ser desenvolvido em Portugal, Espanha, Itália e Roménia envolvendo pequenos grupos de cinco participantes de cada país de entidades governamentais, financiadores, educadores, instituições de caridade, sociedade civil, grupos de pacientes e cidadãos.

Cinco participantes de Reguengos de Monsaraz vão contribuir para a construção de um documento que será uma referência para as pesquisas nas áreas das tecnologias de informação e comunicação, saúde e biomedicina. No âmbito destas áreas vão ser criados métodos para reforçar a ciência aberta e os seus princípios em ética especial, governação, acesso aberto, contratação pública e educação para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos europeus em pequenas comunidades.

O MELTIC liga-se a diversos desafios da política europeia, como o despovoamento, saúde, envelhecimento ativo, educação, juventude e mudanças climáticas e procura identificar as necessidades atuais e futuras dos cidadãos. O objetivo é gerar, por meio de metodologias de cocriação, ideias adequadas para pesquisa em tecnologias de informação e comunicação e saúde, mas também em tópicos como autoaprendizagem, discriminação de informações falsas e prevenção de vícios (ludopatia por jogos e apostas), a fim de reutilizar os espaços públicos existentes e/ou construir novos de formas inovadoras.

Para atingir esse fim será realizado um workshop transnacional em junho em La Palma del Condado (Espanha), com o apoio do facilitador do Jogo de Pensamento Manual e cerca de 30 participantes de Portugal, Espanha, Itália e Roménia, com perfis locais relacionados com a saúde (pacientes, pais, médicos, enfermeiros, associações e políticos). O MELTIC produzirá um modelo amigável de cooperação entre cidades rurais e gerará um manual de 100 ideias para a pesquisa em tecnologias de informação e comunicação e saúde.

Em nota enviada à Rádio Campanário, José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, afirma que “é com muito orgulho que o Município de Reguengos de Monsaraz deu hoje início ao Projeto MELTIC - Fusão de Ideias entre as Tecnologias de Informação e Comunicação e as Ciências da Saúde para os Cidadãos dos Territórios de Baixa Densidade. Este Projeto foi aprovado no âmbito do ORION - Open Responsible Research and Innovation to Further Outstandig Knowledge, projeto financiado pelo EU Horizon 2020. O Projeto MELTIC tem como objetivo principal a cocriação de informações úteis de pesquisa na área da saúde e das tecnologias de informação e comunicação com vista à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos europeus residentes em territórios de baixa densidade.”

O Projeto MELTIC tem como parceiros o Instituto de Salud Calos III (Espanha), a Câmara Municipal de La Palma del Condado (Espanha), o Hospital Deta (Roménia) e a Câmara Municipal de Mirabello (Itália).

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31