Reguengos de Monsaraz

Município de Reguengos de Monsaraz vai construir Parque de Valorização de Resíduos!

Regional Escrito por  06 Dez. 2022

 

O Município de Reguengos de Monsaraz vai construir no próximo ano o Parque de Valorização de Resíduos do Álamo. A candidatura da autarquia ao Programa RecolhaBio – CIMAC do Fundo Ambiental foi aprovada com um investimento de cerca de 72,5 mil euros, apoiado em 76 por cento do valor, e visa promover a compostagem doméstica.

Com a implementação do Parque de Valorização de Resíduos do Álamo, que vai ficar localizado junto à Estação de Transferência de Reguengos de Monsaraz, espera-se aumentar em 100 toneladas por ano a receção de resíduos verdes e quase duplicar a recolha seletiva destes resíduos, que atualmente é de 130 toneladas por ano. O projeto vai desenvolver-se em três fases, iniciando-se com a definição da estratégia municipal 2030 para a recolha de biorresíduos e a instalação de um parque para receção de verdes a granel com uma plataforma impermeabilizada de 300 metros quadrados, para promover a sua valorização local e criar sinergias com a infraestrutura em alta gerida pela Gesamb.

Segue-se a criação de um parque para receção de resíduos orgânicos em linha com o início da recolha de proximidade, que é constituído por uma plataforma impermeável e que será candidatado no próximo ano ao Fundo Ambiental. A terceira fase é a da instalação de uma unidade de compostagem municipal que integra um centro de mistura e uma linha de compostagem para valorização dos verdes e orgânicos recolhidos.

Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, afirma que “com este projeto pretende-se responder às necessidades dos utilizadores domésticos e não domésticos para a recolha e descarga de resíduos verdes e biorresíduos, pelo que é fundamental criar este parque de receção de verdes a granel”. A autarca refere que “o município está atento a todas as aberturas de financiamento que permitam avançar com os projetos pré-estabelecidos pelo executivo na área ambiental, educação, saúde e desenvolvimento rural, que potenciem a capacidade do concelho para os atuais e futuros desafios”.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Fevereiro 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28