05 Dez. 2022
Augusta Serrano
Ecos da Planura
09:00-11:00

Serpa

Município de Serpa preocupado com situação dos Imigrantes Timorenses no concelho!

Regional Escrito por  25 Set. 2022

A Câmara Municipal de Serpa tem vindo a ser confrontada com a situação de desalojamento e desemprego, de um número considerável de migrantes que vêm para o nosso País à procura de melhores condições de vida.

De acordo com uma nota divulgada pela Autarquia, até ao momento, e na sequência de várias solicitações dos serviços da Segurança Social, a autarquia realojou temporariamente vários grupos de migrantes, sendo que alguns destes foram já encaminhados para alojamentos geridos pela Segurança Social. Contudo, esta situação está a preocupar o Executivo, uma vez que, para além daqueles que ainda persistem no local onde foram temporariamente alojados, quase diariamente, surgem novos casos de pessoas a viver na rua.

Neste sentido, a autarquia informa que endereçou um ofício, no passado dia 21 de setembro, ao Presidente da República, ao Primeiro-Ministro, aos ministérios dos Negócios Estrangeiros, da Administração Interna, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, referindo que, “face à situação de emergência social que se está a verificar no nosso concelho”, torna-se necessária “uma rápida intervenção e resolução do problema existente”.

A autarquia frisa na missiva que o realojamento temporário de vários grupos de migrantes, foi “uma resposta de emergência”, sendo urgente a “resolução do problema”, que, só com “uma rápida intervenção política, concertada com as autoridades timorenses, mas também a definição de normativos legais, que nesta e noutras situações, imponham obrigações claras de alojamento aos empregadores de trabalhadores imigrantes, pode dar resposta ao problema existente neste momento em Serpa”.

Recordamos que a 24 de agosto último, e na sequência de uma ação inspetiva às condições em que viviam imigrantes, na freguesia de Pias, a autarquia realojou um grupo de migrantes, temporariamente, e a pedido da Segurança Social, até que as entidades responsáveis encontrassem uma solução. De então a esta parte, vários são os grupos de pessoas que têm vindo a ser identificadas pelas autoridades no sentido de serem realojados.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31