Sousel

Município de Sousel define estratégia de redução de consumos de água

Regional Escrito por  05 Set. 2022

O município de Sousel está a delinear uma estratégia de poupança de água, que estão a ser estudadas para imediata implementação e que integram o Plano Municipal de Poupança de Água.

Apesar da Câmara Municipal de Sousel não ser a entidade gestora, nos últimos anos, da distribuição de água no concelho, uma vez que a alta (barragem e águas subterrâneas) passou a ser gerida pela empresa pública Águas do Vale do Tejo e a baixa (distribuição domiciliária) pela empresa intermunicipal Águas do Alto Alentejo, a autarquia revela que "tem o dever ético de poupar água e de dar o exemplo aos munícipes, também nesta matéria."

Uma das medidas que a Câmara Municipal de Sousel destaca como principal e que vai adotar de imediato passa pela "aplicação de redutores de caudal em todas as torneiras e chuveiros dos edifícios municipais em que tal se justifique, permitindo, em teoria, reduções de consumo até 50%. Posteriormente, após comprovada utilidade, a medida estender-se-á a todos os edifícios públicos do concelho de Sousel", pode ler-se.

A autarquia revelou, ainda, que "neste momento decorre na CMS uma experiência com um material comercial, designado por TerraCottem, para aplicação aos solos, que garante uma retenção de água acrescida, permitindo assim, em teoria, reduzir as regas até 50%. No caso de se verificar a eficácia do produto em teste, proceder-se-á à sua aplicação generalizada nos jardins e parques municipais e das freguesias.", conclui.

Fonte: Câmara Municipal de Sousel.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31