10.9 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Município de Vendas Novas quer adquirir casas devolutas de particulares para concretizar a ELH

No âmbito da sua Estratégia Local de Habitação, o Município de Vendas Novas tenciona adquirir casas devolutas, que sejam propriedade de particulares, com vista a reabilitá-las e colocá-las disponíveis para arrendamento apoiado.

Através desta concertação de esforços, pretende aumentar a oferta de habitações que sejam uma solução para famílias vulneráveis ou que vivam em habitações precárias, insalubres ou em condições de sobrelotação, ao mesmo tempo que requalifica edifícios já existentes nos núcleos urbanos.

O desafio já foi lançado a toda a população para apresentarem propostas de venda através do Balcão Único de Atendimento da Câmara Municipal ou por correio eletrónico.

A Estratégia Local de Habitação de Vendas Novas, aprovada em sede da Câmara e Assembleia Municipal no mês de fevereiro, define-se como um instrumento que irá permitir resolver problemas habitacionais de 79 famílias Vendasnovenses, sendo o Município responsável por 60 delas, num investimento de 6 milhões e 800 mil euros, comparticipado a 100% pelo Programa de Recuperação e Resiliência nacional.

Segundo o Vice-presidente da Câmara Municipal, Valentino Salgado Cunha, «está prevista a reabilitação de 34 casas que já integram o parque habitacional da autarquia e a aquisição de 26 fogos devolutos para realojamento. A ideia passa por conjugar a reabilitação de prédios devolutos, especialmente dentro da Área de Reabilitação Urbana de Vendas Novas, com a resolução das carências habitacionais que a Estratégia Local de Habitação prevê. Adicionalmente, o Município dá a oportunidade a todos os proprietários de casas devolutas no Concelho de proporem à Câmara a aquisição dessa casa, para assim incluirmos na Estratégia Local de Habitação. A reabilitação do parque habitacional implica um investimento de 4 milhões de euros e à componente de aquisição e reabilitação de casas devolutas serão destinados 2 milhões e 800 mil euros.»

Populares