12.6 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Municípios alentejanos com risco de incêndio máximo e muito elevado este fim de semana

Considerando as condições meteorológicas excecionais que se fazem sentir, foi prorrogado, até ao próximo dia 10 de outubro, o Período Crítico no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, para o ano de 2019.

Segundo fonte do IPMA, encontram-se neste sábado (5 de outubro), 3 municípios alentejanos em risco de incêndio Muito Elevado (nível 4 em 5), sendo Gavião, Nisa e Odemira. Em risco Elevado (3 em 5), encontram-se os concelhos de Ponte de Sor, Castelo de Vide, Marvão, Almodôvar e Mértola, estando todos os restantes em risco Moderado (2 em 5).

Domingo, dia 6 de outubro, as previsões agravam-se, tendo o IPMA colocado gavião em risco Máximo de incêndio (5 em 5). Em risco Muito Elevado surgem os concelhos de Marvão, Nisa, Odemira e Almodôvar, sendo que em risco Elevado estão Castelo de Vide, Ponte de Sor, Alcácer do Sal, Ourique, Castro Verde e Mértola. Os restantes mantêm-se em risco Moderado.

Relembrar que durante o Período Crítico:

– É proibido fazer queimas e queimadas.

– É proibido o uso de fogareiros e grelhadores, salvo se usados nos locais autorizados.

– É proibido fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

– É proibido o lançamento de balões de mecha acesa e de foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal.

– É proibido fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.

Por outro lado, durante este período, é obrigatório o uso de dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa e nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 kgs, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

Populares