10.1 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Municípios do Alto Alentejo reduzem custos com luminárias públicas (c/som)

Os municípios do Alto Alentejo reduzem consumos na rede de iluminação pública, consumos que se apresentavam disparos de concelho para concelho, dado estarem diretamente dependentes da extensão abrangente de cada um deles e consequentemente do número de luminárias instaladas nas vias Públicas.

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) desenvolveu, junto dos quinze municípios integrantes, um projeto que permite uma redução global e custos com a iluminação pública, na ordem dos 24%.

A Rádio Campanário falou com o presidente da CIMAA, Armando Varela, que afirma “os municípios procurarem encontrar alternativas ao desligamento das luminárias”, salientando que “estes equipamentos adquiridos permitem regular a intensidade da luminosidade nas vias públicas, de acordo com os diferentes períodos do dia, um ajustamento à hora”.

Armando Varela diz ainda que “o recurso a novas soluções tecnológicas pode tornar-se um importante aliado na gestão eficiente da energia e consequentemente levar os municípios a economizar verbas financeiras e direcioná-las para outras áreas, é bastante importante fazer esta gestão de recursos.”

{play}http://radiocampanario.com/sons/luminarias%20publicas%20_VARELA_24jan14.MP3{/play}

O projeto inclui a instalação de sistemas de regulação do fluxo luminoso, luminárias mais eficientes (LED), sistemas de controlo, monitorização e otimização, tendo em vista a melhoria da eficiência energética da iluminação pública dos Municípios do Alto Alentejo. Um projeto financiado pelo INALENTEJO que engloba um valor total de 2 milhões de euros.

Populares