Pardais

“Não é um chumbo ao projeto” da ETAR de Pardais, apenas à candidatura, diz presidente da J.F. (c/som)

Regional 20 Mar. 2018

O Município de Vila Viçosa viu reprovadas as candidaturas para construção das ETAR’s de Pardais e de São Romão, e a requalificação da ETAR de Bencatel.

Em declarações à RC, Inácio Esperança, presidente da Junta de Freguesia de Pardais, afirma que “não é um chumbo ao projeto”, apenas à candidatura.

Não conhecendo ainda oficialmente as razões para o chumbo da candidatura, e pelo que foi informado, o presidente da J.F. de Pardais avança que a falta de fundamento para a instalação da ETAR esteve na base deste resultado.

Considera “estranho” que sendo a falta de ETAR’s uma situação tão criticada por “toda a gente de fora do concelho”, e após “um esforço para uma candidatura para limpar os efluentes, que desaguam em Alqueva”, esta seja reprovada por falta de fundamento. Esta comunidade “polui todo um curso de água. O que é que se tem que justificar mais?”.

A construção da ETAR “é essencial para aquela comunidade e para todos os projetos que estamos a levar a cabo”, aponta. Com um custo de 160 mil euros, a obra é incomportável para a Junta de Freguesia, sem o apoio do Município, que “fez todo o esforço para conseguir” apresentar esta candidatura. 

Mas “não vamos baixar os braços”, declara, avançando que “chumbar uma candidatura, não é chumbar um projeto nem dizer que a obra não se faz”, sendo que o projeto “pode ser candidatado no futuro”, em futuros avisos para as candidaturas.

A Junta de Freguesia de Pardais tentará “por todos os meios sensibilizar [….] o Município para que não abandone o projeto”, dando simultaneamente “todo o apoio que for possível”.

Quando questionado se considera que a solução encontrada pelo Município possa ser o reforço do empréstimo referente ao valor não comparticipado, já aprovado em Assembleia Municipal, Inácio Esperança diz - “Se me perguntarem se seria uma solução, eu digo que sim, seria um caminho”, contudo, é crucial procurar sempre “candidatar para que haja algum retorno financeiro”.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31