Devido à Pandemia do Covid 19, Portugal entrou em estado de emergência, pela primeira vez a 19 de março, tendo o mesmo sido prorrogado até final do mês de abril, um estado de exceção previsto na Constituição da República Portuguesa e que suspende o exercício de direitos, liberdades e garantias. A 2 de maio, terminou o último período de emergência por causa do surto Covid-19, entrando o País em desconfinamento, de forma faseada.
António Recto, Presidente da Câmara Municipal de Redondo, em entrevista à Rádio Campanário, disse "não estávamos preparados para o desconfinamento. Era preciso um plano nacional que nos preparasse, atempadamente, para o desconfinamento e isso não aconteceu".
Segundo o Autarca "após ter sido identificado o foco existente no Lar da Fundação Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva, em Reguengos de Monsaraz, todos os utentes de Lares nesta região deveriam ter sido testados e nós sabemos que não estão".
O Edil diz ser a favor do desconfinamento, evitando uma crise profunda na economia, no entanto o mesmo devia ter sido preparado atempadamente, apostando na prevenção, considerando que dessa forma teria sido possível evitar os focos de transmissão que surgem a todo o momento.
Tal como já noticiado pela Rádio Campanário, a fronteira terrestre entre Portugal e Espanha reabriu esta quarta-feira, 1 de Julho.
Sobre esta matéria, António Recto, lamenta, mais uma vez " não ser conhecido qualquer plano de atuação a nível nacional, para a reabertura das fronteiras manifestando algum receio de estarmos a cometer mais um erro, apesar de considerar que a reabertura das fronteiras é extremamente importante pelos laços existentes com a vizinha Espanha."
O Presidente do Município de Redondo, apesar de cauteloso, mantém a esperança e o optismo "reforçando o seu apelo para que sejam cumpridas todas as regras de segurança emitidas pela Direcção Geral de Saúde nomeadamente a higienização, o distanciamento social e o uso de máscara, pois esta será a melhor forma de evitar que a Pandemia se propague mais do que até agora".
20 Jan. 2021 Regional
20 Jan. 2021 Regional
20 Jan. 2021 Regional
20 Jan. 2021 Regional
20 Jan. 2021 Regional
20 Jan. 2021 Regional