×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 64

Alandroal

"Não podemos sacrificar a comunidade em prol de metas orçamentais, este Lar de Alandroal é estruturante para o concelho", diz autarca (c/som)

Regional 10 Dez. 2019

Decorreu esta terça feira, 10 de dezembro, a inauguração do Lar de Idosos de Alandroal, após as obras de recuperação e requalificação de que foi alvo.

A Rádio Campanário marcou presença na cerimónia e falou com o presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, que começa por destacar “a parte social como estruturante e fundamental num concelho como Alandroal”.

João Grilo considera que “temos um concelho envelhecido, com uma população que teve poucas oportunidades e que naturalmente precisa de muita atenção”, acrescentando que “o trabalho das IPSS em colaboração com a Câmara e vice versa é estruturante para que existam respostas”.

Para o autarca “estes valores não podem ser olhados apenas do ponto de vista económico”, referindo que “todo o apoio que damos aos idosos, as comparticipações de medicamentos, transportes, atividades de bem-estar, apoios do cartão, tudo isto não tem preço”.

“Se medirmos o trabalho apenas do ponto de vista de não dar prejuízo, praticamente não se realiza”
João Grilo

 

João Grilo considera que apesar de serem “recursos do Município, são recursos públicos, mas têm de chegar ás pessoas, por isso é que município existe”.

O autarca afirma mesmo que “temos ter as contas certas, temos de diminuir o seu endividamento, mas temos de usar os recursos como retorno para a comunidade”.

“Não podemos sacrificar a comunidade na expetativa de chegar mais cedo a uma determinada meta orçamental”
João Grilo

O edil refere ainda que  “hoje em dia vivemos muito da economia social, as IPSS criam emprego, ajudam a fixar alguns jovens, mas se nada se fizer os concelhos vão continuar a perder população, as pessoas idosas serão cada vez menos e chegaremos ao ponto em que os lares que temos irão ser mais que os necessários”.

Questionado pela RC sobre a importância desta requalificação, João Grilo afirma que “é mais uma melhoria importante no Lar de Alandroal, para que a resposta possa melhorar e os utentes sintam essa melhoria”.

O autarca explica ainda que “a Câmara Municipal colaborou neste projeto naquilo que lhe foi pedido, nomeadamente através da fiscalização de obra”, acrescentando que “é mais um reflexo da colaboração que a Câmara tem com todas as IPSS do concelho”.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30