22.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Não vamos parar de insistir enquanto não tivermos os quatro médicos de quadro”, diz João Grilo

A Extensão de Saúde de Pias, concelho de Alandroal, já conta com uma manhã de consulta aberta, todas as quartas-feiras, assegurada por um dos dois médicos de quadro do Centro de Saúde. A medida surge no seguimento do descontentamento da população pela falta de médicos no concelho, sobretudo naquela unidade de saúde. A escassez já se acontece há algum tempo, contou-nos o autarca alandroalense João Grilo, devido à dificuldade de fixar os profissionais de saúde em zonas rurais. Dos quatro médicos previstos para os quadros de saúde de alandroal, de momento apenas dois estão presentes. João Grilo refere que a Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARS Alentejo) tem tentado colmatar a falta com médicos contratados, o que nem sempre tem sido a melhor solução.

O Presidente da Câmara do Alandroal garantiu que o executivo já informou a ARS da disponibilidade para oferecer contrapartidas aos médicos que pretendam fixar-se na região, estando atualmente a decorrer um concurso para encontrar um profissional que trabalhe em Santiago Maior. Em conversa com a Rádio Campanário, foram ainda abordadas outras ações que já estão a ser executadas, de forma a melhorar as condições ao acesso na saúde no município.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/saude%20grilo25jan.MP3{/saudioplayer}

A Rádio Campanário falou com o diretor regional da ARS Alentejo, José Robalo, que referiu que enquanto os profissionais conseguirem colocação nos maiores centros urbanos, o interior vai continuar com dificuldades dos fixar na região. No entanto, considera que com a abertura de novos concursos a todos aqueles que terminam o internato ou estejam desvinculados, a situação pode mudar.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/saude%20robalo25jan.MP3{/saudioplayer}

Populares