17.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

No Alentejo é tempo de observar “Grous” avisa o ICNF

@Luís Venâncio ICNF

O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas deixou hoje um aviso na sua página de Facebook.Se vai estar pelo Alentejo, aproveite para apreciar os bandos de grous que por esta altura invernam na região.
 
Muitos provenientes de países escandinavos, podem ser às centenas nas zonas de Campo Maior, Mourão, Moura, Évora, Castro Verde e Mértola.
 
A espécie de ave (Grus grus) aprecia sobretudo áreas de montados pouco densos e planícies.
 
Se esperar pelo final do dia pode acompanhar o seu recolhimento, com vocalizações insistentes e voos de baixa altitude, para locais de pernoita.
 

O grou comum (nome científico: Grus grus) é uma ave da família Gruidae, cujo habitat é o norte da Europa e a porção ocidental da Ásia. É uma ave migratória que percorre grandes distâncias (passa o inverno na África e no sul da Europa. Os bandos em migração voam numa formação em V.

O grou europeu comum é uma ave de pernas e pescoço longos que atinge 1 m de altura. Tem plumagem cinza em quase todo o corpo, e branca em parte do pescoço e da cabeça, além de penas pretas na cauda. Os adultos têm uma espécie de “coroa” vermelha na cabeça.

Emitem um som como o de uma corneta, como alarme e em voo. Durante a corte exibem uma espécie de dança, mantendo as asas erguidas. Alimentam-se de insetos, sementes, ervas, lagartos e anfíbios.

Foto – @Luís Venâncio ICNF

Populares